O ano acabou de começar e essa é uma ótima oportunidade para adotar novos hábitos e ter uma nova rotina de vida. Entre os objetivos de muitas pessoas está o desejo de cuidar do corpo e começar a praticar atividades físicas regularmente. Como você deve imaginar, a corrida está entre as mais populares.

Mas começar uma nova prática pode não ser tão simples quanto parece. Para não desanimar no meio caminho, veja agora 10 dicas que você deve seguir para adotar o hábito de correr com mais facilidade!

1. Siga um programa consistente

Quem vai começar, deve seguir um programa de treinamento. Além de ajudar a se organizar melhor, pode ser fácil deixar a peteca cair e perder o ânimo para correr sem esse planejamento. Acredite: com um programa, você consegue otimizar seus treinos e perceber os resultados com mais facilidade.

2. Seja regular

Correr uma vez por semana pode não trazer resultado algum para o corpo ― sem contar que pode ser mais perigoso para o coração e ainda favorece lesões. Seu organismo precisa receber os estímulos com regularidade para se adaptar à prática e, depois, começar a evoluir. Por isso, escolha alguns dias na semana e se esforce para não furar!

3. Faça a inscrição em uma prova

Estar inscrito para uma maratona ou competição de corrida pode ter um ótimo efeito motivacional, fazendo com que você treine com mais afinco. Além disso, fica bem mais difícil desistir, já que surge aquela vontade de completar a prova e ter um bom desempenho. É uma meta mais palpável.

4. Respeite seu corpo

Se você sentiu uma fisgada ou qualquer tipo de desconforto, nada de ficar testando seus limites. A melhor atitude é parar, nem que seja por alguns minutos. Se o incômodo continuar por muito tempo, não deixe de procurar um médico especialista.

E tem mais: não deixe de descansar (pelo menos) dois dias da semana. Essa parada é fundamental para aumentar o seu rendimento.

5. Monitore seu desempenho constantemente

Com tantas tecnologias hoje, você não tem desculpas para não monitorar seu treino. É possível analisar seu tempo por quilômetro, frequência cardíaca e vários outros pontos. Essa é uma maneira de perceber sempre que você conquista algum progresso e ficar ainda mais pilhado para manter a evolução.

6. Não desista

Muitas pessoas começam a prática de atividades físicas e, depois de poucos meses, desistem. É sempre bom lembrar que as conquistas não são imediatas e é preciso ser persistente para sentir as mudanças no corpo. O hábito de correr pode ser muito recompensador!

7. Durma bem

Como falamos, o tempo de repouso também faz parte do treino. Portanto, invista e não abra mão de boas horas de sono. Faça desse momento um período de qualidade, pois assim seu corpo se recupera e, de quebra, fica ainda mais preparado para o próximo desafio.

8. Envolva alguém nessa prática

Ter alguém motivado para correr com você pode ajudar muito, já que assim fica mais difícil cair no desânimo e se render à tentação do sofá. Portanto, convoque um amigo, parceiro ou parente ― o importante é movimentar!

9. Tenha outras alternativas

Muitos corredores preferem correr na rua, mas nem sempre é possível. Em dias muito quentes, frios ou com chuva, tenha uma alternativa para não comprometer o planejamento. Com flexibilidade e um plano B na cabeça, fica bem mais fácil manter a prática por meio dos treinos na esteira.

10. Divirta-se com o hábito de correr!

Você começa correndo para cuidar da saúde (ou controlar o peso), mas, com o passar do tempo, certamente sentirá prazer em praticar a atividade. Então, saia para correr com a mentalidade de que está cuidando de si mesmo e aproveite para se divertir!

Seguindo essas 10 dicas que levantamos na postagem de hoje, adotar o hábito de correr vai ser mais fácil e agradável que você imagina.

Se você já tem alguém em mente para começar a correr ao seu lado, não deixe de compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Quem sabe ele não entende a indireta e fica empolgado também?