Para todo corredor ou esportista em geral, é preciso ter músculos firmes. A prática de exercícios de fortalecimento é essencial para um atleta se tornar bem treinado e ganhar motivação para melhorar mais.

Esses exercícios, na maior parte das vezes, são bem simples de se fazer. O que você precisa é ter acesso a uma academia de musculação ou alguns equipamentos próprios em casa.

Quanto mais fortes seus músculos estiverem, mais resistência você vai ter para enfrentar provas em praias, ladeiras, estradas de terra e onde mais quiser praticar o seu esporte preferido.

Para se tornar um atleta cada vez mais forte e de alto rendimento, confira abaixo 3 exercícios que vão te ajudar a fortalecer sua musculatura.

1. Agachamento como um dos principais exercícios de fortalecimento

O agachamento é um exercício muito importante para fortalecer os músculos da coxa e das pernas, principalmente o quadríceps, que é um dos principais responsáveis pela sua resistência enquanto corredor.

A dica é fazer esse exercício sempre de acordo com a sua condição física, e aumentar a intensidade sempre que o seu corpo permitir.

Quando você perceber, estará apto a carregar muito peso no agachamento e seus membros inferiores estarão preparados para enfrentar qualquer desafio pelo mundo.

Esse exercício também pode ser feito sem peso, para os iniciantes começarem a trabalhar os músculos da região das pernas.

2. Flexão de braços para a resistência corporal

A flexão é um exercício que todos conhecem e pode ser feito com ou sem o uso de pesos. O bom desse tipo de atividade é que ela fortalece músculos importantes do seu corpo para que você consiga uma resistência adequada e enfrente corridas de alta intensidade.

A flexão trabalha com músculos do peitoral, dos braços, pernas, costas e muitos outros. No início, a dica é aguentar o peso do próprio corpo em três séries de oito ou dez repetições. Depois, você pode adicionar um peso extra aos braços para conquistar ainda mais força.

3. Elevação pélvica para garantir flexibilidade

A elevação pélvica é essencial, já que fortalece uma área que suscetível a muitas lesões. Além disso, garante uma força na região do quadril, que é necessária para realizar qualquer tipo de corrida.

Essa parte do corpo é que vai aguentar o seu peso enquanto você pratica o treino ou participa de uma competição. Por isso, fortalecê-la é muito importante para você se manter saudável e forte para correr com tranquilidade.

A elevação normalmente é feita sem pesos, mas depois de conseguir fazer três séries de 20 repetições do exercício com fluidez, você pode adicionar uma anilha leve para fortalecer ainda mais a região.

Com esses exercícios de fortalecimento, você vai garantir um corpo musculoso e definido, sem se esquecer das melhoras na sua performance.

A resistência proporcionada por essas atividades físicas é de extrema importância para a sua vida de atleta. Melhorar resultados, participar de novas competições e conhecer outras modalidades de corrida que ainda não tenha feito, como a de ladeira por exemplo, devem ser parte de sua rotina.

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