Magro e com gordura? Veja 4 dicas para perder a barriga de vez

Siga agora as 4 dicas para perder a barriga de vez

Quando falamos da famosa barriguinha, é muito comum imaginarmos pessoas obesas ou que estão um pouco acima do peso. Porém, existe um público pouco citado, que sofre do mesmo problema e é cada vez mais comum: Pessoas magras e com barriga. Nesses casos, as estratégias corretas para lidar com esse problema são ainda mais importantes e específicas, já que o foco não é diminuir o peso. Por isso, separamos para você 4 dicas que vão te ajudar a perder a barriga de vez.

Atualmente, mais de 50% da população brasileira está acima do peso. Sem dúvida, esse é um dado alarmante e mostra o quanto combater o sedentarismo no mundo atual é necessário, para termos uma geração mais saudável, produtiva e sem problemas com peso. Estamos falando não apenas da parte estética, mas de outras questões que muitas vezes se desenvolvem em conjunto, como diabetes, pressão alta e problemas de colesterol entre os mais conhecidos.

Controlar a alimentação e fazer atividade física sempre foram e continuarão sendo os pilares para chegar nessa meta. Mas e quando falamos de quem não quer perder peso mas deseja reduzir a circunferência abdominal? As estratégias ou ações para “perder a barriguinha” são muito diferentes do quem quer reduzir os quilos na balança? É mais comum do que se imagina a quantidade de pessoas que se encontram nessa condição e ouvem sugestões para emagrecer de forma geral, o que não é o objetivo.

Por isso, separamos nesse post 4 dicas para perder barriga de vez. Confira!!

1. Alimentação é fundamental

Não tem como fugir dessa questão. Ter uma alimentação equilibrada favorece e muito um menor acúmulo de gordura corporal e, consequentemente, uma melhora nesse sentido. Não podemos esquecer que estamos falando de um ajuste nos alimentos, e não necessariamente redução. Por serem magros e terem “apenas” uma barriguinha, os descuidos nos detalhes são muito comuns. A ideia aqui é trabalhar com a qualidade do alimento. Dificilmente pessoas que tem frutas como o principal lanche do dia serão obesas. A perda de gordura é uma construção feita nas escolhas do dia a dia.

Além disso, estar atento aos horários de maior ingestão é muito importante. A alimentação no geral deve seguir um caminho regressivo ao longo do dia. Isso evita maior acúmulo de nutrientes para a hora do sono, quando grande parte desse alimento se transformará em estoque de energia (gordura), por não ser necessário produzir energia. Outra questão se refere ao hábito de comer muito, mesmo nas primeiras refeições do dia. Em geral, muitas pessoas comem mais do que precisam por simples hábito adquirido quando mais jovens, quando um metabolismo mais acelerado e uma vida com mais movimento contínuo era a tônica. Mas a rotina muda, e os hábitos devem mudar também. Pensem nisso.

Vale também citar outro ponto SUPER importante nesse quesito: evite comer quantidades muito altas numa mesma refeição. Esse é outro ponto que acaba favorecendo o acúmulo, já que o corpo não consegue absorver um grande volume de nutrientes de uma só vez. Além disso, mastigar o alimento durante um tempo maior também é essencial, pois ajuda a saciar a fome mais rapidamente e aproveita todo potencial de vitaminas, carboidratos, proteínas e gorduras do alimento.

2. Quer perder a barriga de vez? Se movimente e treine com regularidade

Muitas pessoas que estão dentro do peso corporal adequado acabam não se preocupando em praticar exercícios físicos, ou se movimentar mais durante o dia. Com isso, o metabolismo tende a ficar mais lento e a energia adquirida através da alimentação acaba virando gordura por não ser utilizada. Muitos estudiosos vem utilizando o termo “sedentarismo funcional” para as pessoas que se exercitam uma hora por dia, mas ao longo das outras horas do dia se alimentam mal e ficam praticamente 100% do tempo sentados.

E como fugir desse quadro? Com mais movimento durante o seu dia. Caminhar mais até o trabalho, subir escadas, ou usar a bicicleta são excelentes opções para melhorar esse ponto, já que em todas essas atividades a gordura é predominante como fonte de energia. Uma boa média para ser usada como referência são 10.000 passos. Para medir essa quantidade existem inúmeros aplicativos e relógios, inclusive com interações e desafios, o que pode ajudar na motivação.

3. Fique atento a questão postural e de fortalecimento na região

A má postura ocasiona não apenas dores no dia a dia, mas também pode contribuir para uma projeção excessiva do abdômen para frente.

Ficar atento a uma melhor postura, evitando posições muito “curvadas”, e realizar alongamentos periodicamente, pode ter um efeito na região muito maior do que se pensa. É comum que muitas pessoas que desejam perder a barriga na verdade tem uma necessidade maior de corrigir a postura. Trabalhos de fortalecimento de músculos como o próprio abdominal, lombar, ombros e costas terão um papel muito importante no alinhamento da coluna.

Além disso, não podemos esquecer de atividades como o Pilates, que tem como base principal uma maior consciência corporal e correções de postura.

Perca barriga se movimentando durante o dia

4. Procure fazer mais atividades aeróbicas

Atividades como a caminhada e a corrida terão um papel fundamental e auxiliarão muito na perda de barriga. Isso acontece porque o maior “combustível” para os treinos aeróbicos é a gordura. Ou seja: é natural que o corpo vá buscar a gordura na região com maior oferta de energia. Nesse caso, o abdômen. E quanto mais bem condicionado você se tornar, mais calorias e gordura você irá gastar, e sempre num patamar maior, o que no fim das contas é onde a diferença mais se apresenta. A dupla alimentação e atividade física deve estar sempre presente nessas horas.

Por isso, procure comprar um tênis específico para caminhar ou correr e comece agora mesmo. E tenha disciplina. Os resultados podem demorar de 8 a 12 semanas parra começar a aparecer, mas acredite: você sentirá a diferença em pouco tempo a valerá muito a pena.

Existem uma série de assessorias esportivas presenciais ou online que podem ajudar você nessa parte. Inclusive nós somos uma delas. Dessa forma, com orientação especializada, seu passo a passo terá o melhor caminho.

Gostou da matéria? Animado para botar em prática as 4 dicas para perder a barriga de vez? Continue acompanhando toda semana novas dicas de atividade física, corrida e alimentação.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!