Treinar em subidas realmente não é uma tarefa fácil. Alguns corredores até mencionam que gostam, e do quanto se sentem desafiados em encarar uma ladeira. Mas para um bom desempenho, a corrida na subida exige uma série de requisitos, pois ela se diferencia numa série de fatores comparada à corrida no plano e na descida.

E para estimular você a melhorar nesse quesito, selecionamos 4 fatos que vão ajudar você a entender a importância de encarar as ladeiras e como ela pode contribuir (e muito), a se tornar um corredor melhor.

 

Fato 1 – Treinar em subidas deixam sua perna mais forte 

Quando corremos no plano ou descida, ao tocar o pé no solo, nosso corpo começa a armazenar uma energia definida como elástica.

Essa energia vai se armazenando gradualmente, na medida em que seu corpo vai flexionando quadril, joelhos e tornozelos, até o momento em que impulsiona novamente para frente, tirando o pé do solo.

Quanto mais rápida for essa transição, mais energia elástica estará disponível para impulsionar seu corpo. É como uma energia “gratuita” que seu corpo oferece.

E já que na subida você tende a passar mais tempo com seu pé em contato com o solo, essa energia participará muito pouco do processo de impulsão. Isso fará com que suas pernas na subida sejam muito mais exigidas e se tornem mais fortes.

 

Fato 2 – Movimentos muito amplos podem afetar sua eficiência 

Conforme explicado anteriormente, a impulsão na subida é algo mais difícil de ser gerado. E no intuito de melhorar sua performance, muitos corredores acabam “alargando” mais sua passada, buscando se tornarem mais rápidos. Porém, isso é um grande erro.

Para o corredor ser mais eficiente na subida, os movimentos devem ser mais curtos e rápidos. Quanto mais íngreme as ladeiras, menos amplitude deve ser colocada. Nesse cenário, a velocidade deve ser buscada através de movimentos que priorizem uma maior cadência (quantidade de vezes que seu pé toca no solo por minuto) e não uma maior amplitude, pois isso levará o corredor a gastar mais energia e não necessariamente mais velocidade.

 

Fato 3 – Inclinar o corpo a frente ajuda na maior eficiência 

Treinar nas subidas exige, além de maior força e cadência de pernas, uma maior inclinação do corpo à frente. Essa ação é necessária baseada é uma das três leis de Newton: Lei da Ação e Reação.

Ela defende que, para cada ação sobre uma superfície, o corpo receberá uma força contrária, na mesma magnitude e direção.

Por isso, estar com o corpo inclinado à frente durante a subida é tão fundamental. Caso você realize uma corida com o corpo mais reto, a tendência é que seja jogado um pouco mais para trás a cada aterrissagem do pé no solo.

Isso diminuirá sua velocidade e, a médio/ longo prazo, pode antecipar uma fadiga recorrente de maior exigência do corpo para o deslocamento.

 

Fato 4 – Quer melhorar seu desempenho em subida? Corra mais vezes 

Parece redundante, mas muitas vezes atribuímos a melhoria do rendimento na corrida em subida à treinamentos de força, velocidade, tênis, etc.

Mas o fato concreto é: quer melhorar sua corrida na subida? Treine mais vezes nessa condição. Isso trará experiência e fará com que se familiarize cada vez mais a correr na subida, evoluindo gradualmente nessas condições.

E para saber quanto e como inserir mais treinos de subida, é fundamental a orientação de um treinador especializado. Na Pacefit, temos treinadores especializados em diversas distâncias e técnicas. Eles poderão planejar para você, de forma individualizada, as cargas de treino mais adequadas, fazendo você voar baixo nas ladeiras.