Se você segue uma rotina de treinamentos, correr os 5km já não é mais suficiente. Agora é preciso partir para uma nova etapa: correr 10 km em alto nível.

Para isso, é importante ter em mente que os resultados não aparecem da noite para o dia. Porém, quando descobrimos alguns segredos e táticas, o sucesso é alcançado com mais facilidade.

Pensando nisso, listaremos, neste artigo, 5 dicas para que você aprenda como correr esse tipo de prova. Abordaremos questões importantes desde preparação até o pós-prova.

Vamos conferir?

1. Otimize o seu treino

Você se lembra quando iniciou seus treinamentos na corrida? Provavelmente, não foi uma tarefa fácil em virtude da falta de prática, condicionamento físico e dificuldade na respiração. Por isso, teve que correr bastante para chegar até aqui.

Não é porque você alcançou um ótimo nível que está liberado para reduzir seus treinos. Pelo contrário, diante de um novo desafio, é fundamental aumentar a carga de atividades para voar na prova de 10km.

Treinos de força e flexibilidade são os mais indicados. Outra estratégia interessante para aumentar sua performance é utilizar a técnica de tiros longos, de 1 km, seguidos de tiros mais curtos, de 500m.

2. Altere sua rotina

Para aguentar o ritmo da competição, é fundamental mudar a sua rotina de treinos. Se antes você treinava duas vezes por semana, agora, três vezes é o mais indicado.

Busque correr no mesmo horário da prova, pois, dessa forma, o seu corpo estará mais preparado para o grande dia. Além disso, use uma planilha de treino. Com essa ferramenta, você encontrará mais motivação para alcançar o seu objetivo final.

3. Escolha o melhor tênis

Outra dica importante para correr 10 km é em relação ao tênis de corrida. Não deixe para estrear um novo modelo no dia da competição, pois sentirá a diferença durante a prova e o seu desempenho ficará prejudicado.

Evitar esse tipo de problema é bem simples! Basta treinar com o modelo novo para que ele se acostume com o seu pé.

4. Cuide da alimentação

Para correr os 10km, é necessário ter um cuidado especial com a alimentação. Descubra quais são os melhores alimentos que um atleta não pode ignorar.

O que comer

Antes da corrida, consuma carboidratos e beba muita água. No dia da competição, precisamos de uma grande quantidade de energia e, como essa proteína fica armazenada no músculo e no fígado, ela ajuda durante esse processo.

Entre os carboidratos, podemos indicar várias sugestões:

  • arroz;

  • batata;

  • aipim.

O que evitar

No dia da prova, evite o consumo dos seguintes alimentos, pois eles aceleram o trânsito intestinal.

  • leite;

  • iogurte;

  • frutas laxativas (mamão, laranja, ameixa, tangerina;

  • cereais integrais.

Durante a disputa, pare em todos os postos de hidratação. Beba água e jogue esse líquido na cabeça e nos pulsos, especialmente se o dia estiver muito quente.

Aqui, vale mais um alerta: como é uma prova muito rápida, não é necessário consumir bebida isotônica, gel ou jujuba de carboidrato.

Ao completar o desafio, consuma muita água, proteína e frutas para repor as energias.

5. Invista no seu sucesso

Nunca é demais lembrar da importância de uma assessoria esportiva para qualquer tipo de competição. Ela possui as melhores técnicas para que você alcance o lugar mais alto do pódio.

Correr os 10km é uma tarefa que exige dedicação, mas não é tão difícil quanto parece. No entanto, para alcançar os resultados desejados, é fundamental ter foco, disciplina e muita vontade. Se você quer aprender como unir esses ingredientes, entre em contato conosco. Temos profissionais qualificados que vão te ajudar da melhor forma!

Gostou das dicas para correr 10 km? Deixe aqui seus comentários