Todo atleta precisa ter uma rotina saudável para manter os treinos frequentes e resultados satisfatórios. Mas para conseguir isso, é preciso ter foco e também um planejamento organizado e bem feito.

Para os que gostam de praticar corrida, a dica é sempre ficar atento aos diversos tipos de obstáculos que podem aparecer na sua vida de atleta, que vão desde a alimentação inadequada até mesmo a preguiça: um desafio para muitos amadores e profissionais.

Confira abaixo, 5 dicas para você ter uma rotina saudável e conseguir praticar a corrida da melhor forma possível.

1. Alimentação saudável

A dica para começar essa lista tem a ver exatamente com a alimentação adequada. Isso porque, ao balancear seus pratos, você evita uma série de problemas como lesões até mesmo a falta de energia, que leva à procrastinação.

O ideal é não pular nenhuma refeição e fazer tudo da maneira que você já deve ter ouvido falar: desfrutar de um forte café da manhã, com muitas vitaminas e proteínas, um pequeno lanche no meio da manhã e um almoço colorido, também rico em proteínas e carboidratos.

Na parte da tarde, você vai investir em um lanche leve, como iogurtes, frutas e sanduíches light. O jantar pode ser menos calórico que o almoço, mas com muitos nutrientes também. A ceia pode ser apenas uma fruta ou suco, para não dormir com fome.

Evite comer frituras ou alimentos muito açucarados. Na dúvida, prefira sempre as vitaminas, proteínas magras, carboidratos complexos (aveia, pães e biscoitos integrais) e muita água.

2. Sono de qualidade

Ao ter uma alimentação correta, além de rotina bem planejada e pouco estressante, você conseguirá dormir e acordar cedo tranquilamente.

É preciso que você acostume seu corpo a esse tipo de atividade diária. Ele precisa entender que deve dormir às 22 horas, por exemplo, para acordar às 6 horas da manhã.

Para conseguir esse feito, você tem que treinar o seu corpo. Insista diariamente em dormir cedo e desperte após 8 ou 9 horas de sono, no máximo.

Isso vai garantir qualidade de vida, mais disposição e melhores resultados nas corridas e treinamentos.

3. Musculação para uma rotina saudável

A musculação é importante para a prática da corrida. Não pense que o treino consiste apenas em correr distâncias diferentes, porque isso não é verdade.

Você precisa ter força física e resistência, e isso se consegue ao puxar peso, principalmente. Divida a sua rotina de treinos entre as corridas, musculação e outras atividades físicas também.

Quanto mais diverso for o seu treinamento, mais preparado o seu corpo vai estar para encarar os desafios.

4. Alongamentos frequentes

Antes de qualquer exercício que for fazer, você precisa alongar o seu corpo por, no mínimo, 30 minutos. Isso vai evitar uma série de problemas que podem ocorrer se o seu organismo estiver despreparado para atividades de alto rendimento.

O alongamento te ajuda a evitar lesões das mais diferentes gravidades possíveis, além de limitar dores e outras irritações por conta do exercício forte e intenso.

5. Planejamento é essencial

Nenhuma das outras quatro dicas vão funcionar se você não tiver um planejamento diário para a sua rotina de exercícios. Faça uma planilha de Excel, documento no Word, ou utilize um software próprio para isso, incluindo os aplicativos de celular.

Não importa a ferramenta, o que interessa é a necessidade de se ter um planejamento diário em mãos. Deixe tudo preparado para quando começar a semana, assim você vai saber exatamente os seus horários, a alimentação, o tipo de treino e tudo que é necessário para uma vida saudável.

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