Principalmente por não demandar o uso aparelhos específicos, correr é um dos esportes mais praticados no mundo. Contudo, tanto para profissionais quanto para amadores, é essencial que essa atividade seja alternada com exercícios para aumentar o rendimento, pois ela exige muita força muscular, fôlego e resistência.

Apresentamos abaixo cinco atividades complementares para melhorar o desempenho da corrida. Eles deixam o corpo apto a suportar todo o esforço feito durante a atividade, seja ela leve e mais longa ou curta e com ritmo acelerado.

1. Musculação

O maior benefício para quem faz essa atividade como complemento da corrida é o aumento da potência muscular. O fortalecimento da musculatura, especialmente na parte inferior do corpo, é fundamental para que o corredor consiga realizar os movimentos com mais precisão e estabilidade. Assim, glúteos e pernas devem ganhar atenção especial.

Todavia, é importante equilibrar o treino, pois a corrida demanda esforço de quase todas as partes do corpo. Por isso, a musculação também tem a funcionalidade de evitar lesões, já que quando tronco e membros estão apto a suportar os esforços da corrida, é raro acontecer algum dano físico ao corpo.

2. Ciclismo

O ciclismo é reconhecido como um dos esportes mais completos, pois, além de reforçar a musculatura, melhora o condicionamento físico em geral.

Quem pedala com o intuito de melhorar o desempenho da corrida pode focar a prática dessa atividade em locais que demandam maior esforço, como as subidas, pois isso dá mais força. Você pode optar também por lugares planos, onde seja possível atingir grandes velocidades, melhorando as funções respiratórias.

3. Natação

Por sua capacidade ímpar de aumentar a resistência física, a natação é uma das atividades mais indicadas para complementar a corrida.

Nadar é um exercício que exige esforço de quase todos os músculos. Isso ocorre porque a pressão hidrostática, que é a força exercida pela água sobre o corpo, faz com que os movimentos causem reflexos em toda a sua musculatura.

Além disso, a natação melhora a respiração, pois o praticante tem que utilizar todo o seu fôlego, principalmente quando nada por muito tempo.

4. Alongamento

Os exercícios de alongamento acabam sendo negligenciados por boa parte dos praticantes de esportes, principalmente por exigirem paciência e pelo fato de alguns serem um pouco dolorosos.

Contudo, eles são excelentes para melhorar o desempenho da corrida. Quando feitos antes da atividade, preparam a musculatura para o esforço, o que é determinante para que não surjam lesões. Já quando são realizados após o treino, os alongamentos relaxam, evitando a fadiga muscular.

Nesse sentido, é bom destacar que os alongamentos não têm efeitos imediatos, ou seja, para obter bons resultados, é necessário praticá-los regularmente.

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5. Pilates

O Pilates é um dos exercícios complementares mais indicados para corredores, pois além de melhorar a performance, também ajuda a diminuir os riscos de lesões.

Por trabalhar de maneira extremamente eficiente a musculatura responsável pelo equilíbrio, o Pilates corrige a postura do atleta e dá mais estabilidade às suas articulações. Isso é essencial no momento de praticar a corrida, já que o risco de lesões em pessoas que se deslocam de maneira descoordenada é muito grande.

Além disso, os praticantes de Pilates apresentam uma grande melhora na respiração e desenvolvem uma maior capacidade de concentração, fatores cruciais para a potencialização do desempenho da corrida.

Esses exercícios oferecem inúmeros benefícios, alguns mais específicos e outros de maneira generalizada. Quem deseja melhorar o desempenho da corrida pode praticar todos eles. Contudo, como nem sempre isso é viável, a melhor alternativa é optar por aqueles que mais se encaixam ao perfil e à rotina do corredor.

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