Quando o assunto é eliminar massa gorda de maneira eficaz, os treinos cardio estão assumindo um papel de destaque, pois além da perda de peso rápida, há uma melhora no sistema cardiorrespiratório, aumento de resistência física, definição de massa muscular, dentre outros benefícios.

Esse método consiste em praticar atividades físicas de forma intensa, com curto intervalo de tempo e breve duração, a fim de aumentar o ritmo cardíaco. A partir desse aumento rápido da frequência, mais energia é consumida pelo corpo, acarretando numa queima de gordura em um ritmo mais acelerado e duradouro, quando comparado aos exercícios de baixa intensidade.

Confira abaixo 5 treinos cardio para atualizar sua programação e obter resultados rápidos de forma eficiente!

1. Corrida

Se você gosta dos exercícios tradicionais, boa notícia: a corrida é um dos principais exercícios para emagrecer! De início, alterne corrida com caminhadas e trotadas e, quando seu corpo acostumar, varie a intensidade e provoque picos de frequência cardíaca. Com isso, o corpo consumirá elevada quantidade de calorias, além de trabalhar os músculos de uma forma ampla e fortalecer as articulações!

2. Saltar corda

A corda também trabalha diversos grupos musculares, como bíceps, tríceps, panturrilhas, glúteos, além de desenvolver a agilidade e melhorar o equilíbrio. Para que se torne um exercício cardio eficiente, basta alternar a intensidade de saltos.

A fim de não cair na repetição, há a possibilidade de combinar a corda com outras séries de exercícios, tendo liberdade para jogar como gosta — alternar com corridas, flexões, abdominais, burpees, são apenas algumas opções.

3. Cycling

A bicicleta é um importante utensílio no que diz respeito à mudanças de intensidade, sendo possível simular vários tipos de terrenos ou carga de pedalagem. Brincando com seu máximo e mínimo, você fortalece seu ritmo cardíaco, trabalha toda a musculatura, acelera o metabolismo, sem causar impacto sobre as articulações, músculos e tendões.

Caso não tenha bicicleta, há vários tipos de aulas, como o spinning, indoor cycling ou RPM, que programam aulas com intensidade cardiovascular elevada, com direito a músicas para motivar a superação de limites.

4. Burpees

burpee consiste em alternar a posição de flexões para agachamentos por meio de saltos, de maneira rápida e com séries de curto intervalo, tornando-o um exercício cardiovascular que abrange os membros superiores e inferiores do corpo.

Uma grande vantagem desse exercício é poder realizá-lo quando a oferta de aparelhos é escassa — ótimo para praticar em casa!

5. Circuito funcional

Os circuitos funcionais são compostos por uma série de exercícios variados e cronometrados, que duram aproximadamente entre 30 minutos a uma hora. A intensidade dos exercícios pode ser muito elevada, de acordo com seu objetivo, adicionando obstáculos como pneus, subidas, cordas navais, dentre outros.

Os circuitos também podem ser realizados com pouca ou nenhuma quantidade de aparelhos, sendo possível trabalhar tanto o potencial aeróbico, quanto o fortalecimento da musculatura. Outro ponto positivo da prática é a possibilidade de realização em grupo, estimulando o trabalho em equipe e as relações interpessoais em prol de um objetivo comum.

Vale ressaltar que para atingir seu desempenho com excelência, é necessário associar os treinos cardio a uma dieta correta e balanceada. Cada exercício exige uma quantia exata de alimentos e um acompanhamento nutricional lhe dará as distribuições exatas para resultados rápidos.

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