Cada corredor tem opção de treinar em certos horários, e correr a noite é um dos preferidos. Mas para que isso não seja um problema, o ideal é tomar alguns cuidados e precauções.

Muita gente prefere correr à noite por causa do horário de trabalho. Dá tempo de voltar para casa, trocar de roupa, comer e se organizar. Além disso, não há muito trânsito, há vagas para estacionar e não há aquele calor típico do nosso país tropical.

Correr nesse horário é bastante vantajoso, mas também pode ser perigoso. Justamente pela menor passagem de carros e movimentação nas ruas, alguns lugares podem ficar significativamente desertos. Veja agora as dicas que preparamos para você ficar mais seguro durante o exercício.

1. Corra em grupo

Andar sozinho pode ser perigoso em determinados locais e horários. Por conta disso, tente organizar um grupo de amigos que gostem de correr à noite, mas que também sentem certa insegurança e não o fazem sozinhos.

Hoje também existem diversas opções de grupos de corrida aos quais você pode aderir. É possível se encaixar num horário que fique melhor e, além de conhecer gente nova, você também terá a orientação de um profissional que dará o suporte necessário para melhorar seu desempenho.

2. Escolha o vestuário adequado

Durante a noite, há uma menor incidência de luz, portanto o melhor é usar cores bem claras como verde, amarelo, azul e rosa fluorescente. É importante que os automóveis e motocicletas consigam ver você de longe com a ajuda do farol. Isso também vale para os calçados.

3. Corra na contramão

É sempre bom correr na contramão, ou seja, com os carros indo na direção contrária à sua. Isso ajuda a evitar possíveis acidentes por falta de visibilidade, e você consegue desviar com antecedência de alguém que venha distraído em sua direção.

4. Coloque música, mas abaixe o volume

Nada melhor do que correr com uma boa trilha sonora, não é mesmo? Só que correr com a música no último volume pode te deixar bastante vulnerável e impedir que você ouça alguma buzina, que pode ser um alerta. O melhor mesmo é deixar os fones em casa ou usá-los apenas em um dos ouvidos.

5. Não leve eletrônicos

Infelizmente, existem muitos bandidos que ficam observando as pessoas que estão se exercitando para olhar o que vale a pena ser roubado. Portanto, nada de celulares e outros aparelhos eletrônicos. Na hora de ouvir música, o melhor é colocá-las num MP3 com clipe para grudar na roupa por baixo da camisa.

6. Vá a lugares mais movimentados

Como durante a noite o movimento no tráfego diminui, nada melhor que aproveitar o momento para correr em locais onde há uma maior quantidade de pessoas e bastante iluminação. Se exercitar numa avenida cheia de bares e restaurantes é uma excelente opção para quem quer se sentir mais seguro na corrida noturna.

Você corre à noite? Conte pra gente, nos comentários, quais são as medidas que você toma para se sentir mais seguro!