A maioria dos textos sobre lesões que encontramos na internet descreve muito sobre os tipos de lesões que podem ocorrer e como tratá-las. Mas, encontramos muito pouco a respeito de como preveni-las.

Lesões nas articulações — joelho, tornozelo, etc. — podem demorar meses para serem curadas. Por isso, aquele velho ditado popular que afirma que “prevenir é melhor do que remediar” faz todo sentido.

Desse modo, elaboramos este post com 6 dicas para que você saiba como evitar lesões na corrida!

1. Procure orientação médica

Antes de iniciar qualquer atividade é imprescindível que você faça uma avaliação médica para analisar o seu condicionamento físico. Se possível, faça uma avaliação musculoesquelética com um ortopedista, para verificar se você já não possui alguma lesão que poderá se agravar com a corrida.

É importante também estar atento a dores. Dores bilaterais, desde que não sejam persistentes, são apenas indícios de fadiga muscular devido ao exercício.

Porém, dores unilaterais podem indicar lesões que devem ser avaliadas por um especialista.

2. Cuide da alimentação

Uma boa alimentação não está associada apenas a um melhor desempenho na corrida, mas também à prevenção de lesões.

Ao se alimentar corretamente, você favorece o processo de recuperação muscular e, consequentemente, previne possíveis lesões.

Portanto, a dica é procurar um nutricionista para indicar a melhor alimentação pré e pós-treino.

3. Escolha um tênis apropriado

Calçados inadequados podem causar lesões graves. Portanto, escolha um bom tênis de corrida para praticar o esporte.

Evite pares de tênis muito baratos, sem solado e amortecimento apropriados para quem corre.

No momento da compra, experimente o calçado para escolher a numeração correta, pois a sua numeração pode mudar em virtude da forma do calçado.

4. Fortaleça a musculatura

Muitos esportistas aumentam o ritmo de treino à medida que melhoram seu fôlego durante as corridas. Mas, muitos se esquecem de que o preparo muscular também deve estar em dia para suportar uma rotina de treino mais elevada.

Para evitar lesões nas articulações e nos tendões é importante fortalecer a musculatura. Para tal, procure realizar atividades como musculação, Pilates ou treinos funcionais com a corrida.

Procure um profissional de educação física para realizar essas atividades adicionais com segurança.

5. Faça alongamento

Uma musculatura encurtada está mais suscetível a estiramentos e rupturas musculares que podem acontecer durante os treinos.

Por isso, é importante se alongar antes e depois do treino para melhorar a flexibilidade dos músculos e tendões, tornando-os mais resistentes aos impactos comuns causados por esse tipo de atividade física.

O Alongamento pode ser feito de modo suave, sem causar dor. Estirar demasiadamente a musculatura durante o alongamento também pode causar lesões.

6. Não se esqueça do descanso

Se exercitar excessivamente, sem dar ao corpo o devido tempo de descaso, coloca a sua musculatura em risco.

Então, procure encaixar dias de descanso na sua agenda de treinos para que sua musculatura se regenere.

Esperamos que, seguindo essas dicas, você possa praticar o esporte sem “correr” o risco de sofrer lesões na corrida. Se você gostou dessas dicas, compartilhe esse post com seus amigos corredores nas redes sociais!