O mundo das corridas, tanto de rua quanto em pistas, é cheio de grandes histórias. Algumas são tão emocionantes que até nos ajudam a manter a empolgação de treinar em momentos menos favoráveis. Outras são mais curiosas e nos fazem pensar “sério mesmo?”.

Para te apresentar um pouco dessa história, nós preparamos este post bem legal com algumas curiosidades sobre corridas. Vamos conhecer juntos?

1. Primeira corrida da humanidade

Segundo registros, a primeira competição esportiva da história da humanidade aconteceu na cidade de Olímpia, na Grécia. Realizada no ano de 776 a.C., os jogos eram uma prova de atletismo de 200m, chamada pelos gregos de stadium.

2. Maior velocidade já atingida pelo homem

A maior velocidade que um ser humano conseguiu atingir correndo foi de 43,9km/h. Na realidade, apenas dois homens conseguiram a façanha. O primeiro a atingir o recorde foi o norte-americano Maurice Greene durante uma competição disputada em Roma no ano de 1999. O segundo? O maior corredor da história. Usain Bolt, em 2008, quase dez anos depois.

3. Tribo dos maratonistas

Sim, é isso mesmo. E tribo não é aquela galera que você ama se reunir para treinar. No Quênia, existe uma tribo chamada Kalenjin e nela nasceram doze dos 20 melhores corredores de maratonas do mundo. Já ouviu aquele ditado que diz que a união faz a força? Pois é. Na tribo Kalenjin faz grandes distâncias.

4. Senhor maratona

Stefaan Engeels, um corredor belga, é o responsável por estabelecer o recorde de mais maratonas corridas em dias consecutivos. 365 provas foram completadas na sequência, em 2011, no auge dos seus 49 anos. Uma maratona para cada dia do ano. Haja disposição!

5. Pressão sanguínea

Quando corremos, nosso coração consegue bombear sangue a uma pressão tão alta, que é capaz de esguichar sangue a uma altura de 10 metros. Ou seja, em nossas veias e artérias, durante uma corrida, o sangue corre a todo vapor.

6. Perda de peso

Mas para isso, um certo esforço é necessário. Para queimar as calorias que adquirimos ao comer aquele fast food, para um homem médio, são necessários 55 minutos de caminhada a uma velocidade de 8km/h

7. Idade para correr

As corridas são atividades realmente democráticas. Qualquer pessoa pode começar a praticar. E isso inclui pessoas que já estão em uma faixa etária mais avançada. Um grande exemplo é o indiano Fauja Singh. Ele resolveu começar a correr aos 89 anos. E pegou gosto pela coisa. Tanto gosto que seguiu correndo e se tornou o homem mais velho do mundo a completar uma maratona. Nascido em 1911, completou a prova em 2011, um século depois!

8. Estilo de corrida

Em competições, é comum vermos atletas correndo atrás de outros competidores que estão na frente. E isso tem um bom motivo. Quando um atleta se mantém cerca de um metro atrás de outro, em uma velocidade de 6m/s, ele consegue reduzir o seu gasto energético em 7%. Nesse ritmo, o corredor consegue poupar um segundo a cada 400m de trajeto.
 
Se você quer ficar por dentro das nossas novidades e conferir mais histórias legais e curiosidades sobre corridas, curta a nossa página no Facebook e acompanhe a gente por lá!