Sempre quando vamos iniciar algum tipo de exercício, ou mesmo trocar de atividade, é muito comum termos dúvidas. Afinal, na busca por resultados, você sempre quer escolher aquela mais eficiente, correto? E uma das dúvidas que sempre paira nessa nessa busca é: Quais atividades físicas que queimam mais calorias?

Nessa matéria, vamos falar um pouco mais sobre quais atividades te levam a uma maior exigência física que, invariavelmente, te fará gastar mais calorias. Porém, antes disso, é muito importante, na escolha de uma atividade, alguns lembretes importantes:

 

A prática leva a um maior gasto calórico – Independente da atividade física escolhida, a regularidade fará com que se torne mais eficiente e, como resultado, consiga fazer com maior intensidade e duração.

 

Quanto mais técnica, maior a dificuldade de queimar calorias – Atividades ou esportes muito técnicos, e que exijam movimentos mais trabalhados, treinados, não são em curto prazo a melhor opção para gasto calórico. Porém, algumas das modalidades ou atividades físicas  que queimam mais calorias tem maior exigência física e necessitam de um trabalho técnico inicial bem desenvolvido, no intuito de evitar lesões.

 

Identificação – Não abra mão do prazer e afinidade por conta de um maior gasto calórico. Com certeza treinar com algo que você gosta deve ser mais importante que escolher qual atividade física queima mais calorias.

 

Praticidade – Para todo primeiro passo, sair da zona de conforto é necessário. Porém, dificilmente uma atividade conseguirá ser incorporada a médio / longo prazo sendo muito longe de casa, do trabalho, ou em horários muito incompatíveis com a sua rotina. 

Agora, com essas sacadas em mãos, vamos conferir quais atividades fazem você suar a camisa para valer?

 

Corrida

Com certeza uma das atividades físicas que queimam mais calorias, pois trabalha com batimentos cardíacos altos de forma contínua, além de mexer o corpo com um todo. Além disso, muitos praticantes realizam a atividade por mais de uma hora, o que contribui muito para um gasto calórico bem alto.

A corrida tem um gasto médio de 600 até 1200 calorias por hora, dependendo do nível de intensidade, caso intercale a caminhada com a corrida.

 

Ciclismo

Ganhando cada vez mais adeptos, inclusive como forma de transporte, o ciclismo é outra excelente atividade e trabalha com mais ênfase o fortalecimento de pernas e glúteos.

O gasto calórico médio geral fica em torno de 500 a 800 calorias. Ele apresenta opções em diversos locais (subidas, mountain bike, ou aulas indoor). Lembrando que, para quem realiza a atividade outdoor, é fundamental o uso de equipamentos de segurança (Luvas, capacetes, etc).

 

Crossfit

Uma das atividades que mais ganhou espaço nos últimos anos. Trabalha o corpo de forma intensa, tanto na parte muscular quanto na questão cardiovascular.

Tem um gasto calórico médio entre 400 a 700 calorias. Se caracteriza por treinos em intensidade alta em curto de tempo (o chamado WOD – Workout of Day).

Porém, é muito importante reforçar que é uma atividade muito técnica e exija um trabalho de aprendizagem contínua dos movimentos. Isso evitará lesões decorrentes de falta de técnica.

 

Elíptico

Um dos equipamentos mais disputados nas academias, o elíptico treina o corpo todo sem produzir impacto nas articulações. Além disso, a modulação dos níveis de intensidade permite o uso tanto para alunos iniciantes quanto avançados.

Tem um gasto calórico médio entre 400 a 700 calorias.

 

Gostou da matéria e quer ver mais opções? Vamos te dar 2 dicas bem legais: Confira outras atividades na matéria: Quais atividades físicas queimam mais calorias? PARTE II (clique e leia agora)

Além disso, você pode baixar GRATUITAMENTE nosso ebook: Quais atividades físicas mais praticadas (homens x mulheres) e como criar disciplina para treinar (Clique aqui e baixe agora)