Controlar o stress é uma das principais questões para as quais os corredores tentam encontrar respostas, afinal, quem nunca ficou ansioso antes de uma competição, não é mesmo?

A boa notícia é que é possível superar esse drama. No entanto, precisamos ser honestos: isso não ocorre da noite para o dia. É fundamental seguir algumas dicas para que você aprenda como virar esse jogo.

Depois de vencer esse adversário, as suas chances de sucesso certamente aumentarão. Duvida?

Então, continue acompanhando nosso artigo e veja como controlar o stress com facilidade!

Medite

Com a mente tranquila, você certamente terá mais calma para encarar uma competição. Não adianta ficar estressado durante uma prova, pois, dessa forma, você criará dificuldades para respirar melhor ou até mesmo para pensar em uma estratégia.

Portanto, pare! Busque a tranquilidade por meio da meditação. Ela tem o poder de liberar o stress acumulado em seu corpo e impede que esse mal atrapalhe você no futuro.

Todavia, não é necessário ser um especialista no assunto para iniciar essa atividade. Basta praticá-la regularmente para conquistar esses benefícios. Há, inclusive, técnicas rápidas com um minuto de duração.

Relaxe

Sabemos o quanto essa competição é importante para você, no entanto, não concentre todas as suas energias pensando no grande dia. Relaxe!

Quando estiver faltando poucos dias para a prova, assista a sua série de TV favorita ou ouça uma boa música.

Aqui, não importa se você gosta de Rock, Samba ou Axé. Curta o momento e você perceberá como sua raiva, ansiedade e stress serão dominados pela sua alegria e tranquilidade.

Treine

Mesmo que você esteja confiante, jamais deixe de treinar, pois estará mais preparado para os desafios inesperados da prova.

Quando desenvolvemos uma rotina de preparação, diminuímos o grau de incerteza e estaremos mais focados na competição.

A preparação física consiste, geralmente, nas seguintes etapas:

  • Trabalho de mobilidade;

  • Alongamento muscular;

  • Aumento da temperatura corporal;

  • Exercícios específicos para preparar para a competição.

Inspire-se em Usain Bolt

Quem treina sozinho tem mais chances de acumular alta carga de stress antes de uma prova, pois sozinho é difícil saber se desenvolveu as melhores técnicas ou se está no mesmo nível de seus adversários.

Para que você não entre em pânico, invista em uma assessoria esportiva. Aqui, você terá um acompanhamento de profissionais especializados que mostrarão os melhores caminhos para alcançar os lugares mais altos do pódio.

O sucesso de Usain Bolt, por exemplo, o maior atleta de corrida dos últimos tempos, não ocorreu por acaso. Para se ter uma ideia, ele possui uma grande equipe que cuida da sua alimentação, saúde e treinamentos.

Portanto, inspire-se nos grandes campeões e invista no seu sucesso.

Use a técnica da imaginação

Grande parte dos atletas utiliza a técnica da imaginação, conhecida também como imagética, para se preparar para a corrida. Eles visualizam fotos de atletas vencedores para pensar em uma estratégia que ajude a lidar com situações difíceis.

Veja abaixo os três tipos de imaginação praticados:

  • Visualização: o atleta imagina como seria a sua vitória;

  • Imagética: o corredor pensa como seria o dia da prova, o público, a emoção de um bom ou mau resultado, o seu nível de confiança para aumentar o ritmo, etc.;

  • Ensaio mental: o esportista imagina como correr de forma perfeita, em qualquer situação, na grama, asfalto ou areia.

Essa experiência traz mais confiança para o dia da prova, uma vez que o cérebro interpreta os cenários como se eles estivessem acontecendo naquele momento.

Seguindo as nossas orientações, acreditamos que você estará mais preparado para a próxima competição. Porém, vale uma última dica: não encare esse momento como a única chance da sua vida. Se a vitória não aparecer, continue treinando. Combinado? Quem sabe da próxima vez você não será o vencedor?

Agora que você já sabe como controlar o stress, compartilhe este post nas redes sociais e ajude outros corredores a se livrar desse problema!