Um treino de corrida que é adiado, a comida congelada que começa a ocupar a geladeira, você acorda com a sensação de que não descansou. Esses são apenas alguns dos sintomas que podem fazer parte da sua vida como consequência de uma rotina que impede você de dar a devida atenção o seu bem-estar.

A boa notícia é que o truque para uma vida mais saudável está nas pequenas mudanças que você pode incorporar em sua rotina. Quer saber então como ser mais ativo e mandar a indisposição para bem longe? Veja a nossas dicas a seguir.

Beba água

Quer ser mais ativo e de quebra melhorar seu desempenho na corrida? É só você começar a ingerir a quantidade diária de água recomendada para o seu tipo físico, que pode variar de acordo com o seu peso, idade, prática de atividade e alimentação. Feita da maneira ideal, a hidratação garante o equilíbrio da circulação sanguínea, regula a temperatura corporal e dá mais vigor para o desempenho das atividades.

Um teste é analisar a sua urina. O ideal é que ela seja amarelo-clara. Se estiver muito transparente é sinal que você tem ingerido água em excesso. Se ela estiver mais amarelada e com um odor forte, você precisa beber mais água.

Pratique atividade física regularmente

Não custa repetir: a prática regular de atividade física é garantia de saúde e bem-estar. E não vale usar a desculpa de falta de tempo, porque tudo o que você precisa é de apenas 30 minutos de atividade por dia, 5 vezes por semana. E esse período pode ser distribuído ao longo do seu dia, então você pode aproveitar qualquer tempo livre para colocar o corpo em movimento.

Escolha uma atividade que lhe dê prazer e que permita que você consiga ver sua evolução aos poucos. Se você já pratica um treino de corrida com regularidade, inclua exercícios complementares para mantê-lo mais ativo e, consequentemente, melhorar sua performance.

Tenha uma alimentação equilibrada

Priorize os alimentos integrais e naturais aos industrializados. Para começar, não pule o café da manhã, afinal é ele que fornece a energia necessária para o dia ativo. Se você almoça fora, lembre-se de montar um prato que contenha todos os grupos alimentares: proteínas, para garantir a construção e regeneração dos tecidos, carboidratos para energia e saladas e verduras, que são fonte de vitaminas, fibras e minerais.

Mas se o seu trabalho tem uma área para o almoço, leve a marmita de casa e não corra o risco de comer mais ou de ingerir alimentos pouco saudáveis. À noite, invista em pratos leves como sopas, por exemplo.

Divirta-se

Tão importante quanto uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física, os momentos de lazer são vitais para o seu bem-estar. Tire um tempo de sua rotina para praticar um hobby, assistir a um filme ou ficar entre os amigos e a família.

Quando você retira um tempo para si e para ficar com as pessoas queridas, seu cérebro ajusta os níveis de serotonina — neurotransmissor que regula o sono, o humor, a concentração e a sensibilidade à dor. Assim, você garante também mais disposição para encarar a rotina.

Durma bem

Aconselhar você a descansar para ser mais ativo pode parecer estranho, mas dormir bem é pré-requisito indispensável para melhorar seus hábitos. Um adulto precisa dormir, em média, entre 7 e 9 horas por noite para aliviar o corpo e a mente do estresse e das pressões do dia.

É importante também que você tente dormir e acordar sempre nos mesmos horários para regular seu ciclo de sono e garantir mais produtividade na manhã seguinte. Uma dica é deixar o telefone longe da cama e evitar o consumo de alimentos e bebidas estimulantes, como café e chocolate, antes de dormir.

Conseguiu perceber como ser mais ativo? Basta algumas mudanças na rotina. Se você gostou das nossas dicas de como ser mais saudável, que tal fazer um mapeamento completo da sua performance? Faça gratuitamente o teste do nosso software e veja como está seu desempenho!