Um treino de corrida que é adiado, a comida congelada que começa a ocupar a geladeira, você acorda com a sensação de que não descansou. Esses são apenas alguns dos sintomas que podem fazer parte da sua vida como consequência de uma rotina que impede você de dar a devida atenção ao seu bem-estar e treinar direito.

A boa notícia é que o truque para uma vida mais saudável está nas pequenas mudanças que você pode incorporar em sua rotina. Quer saber então como ser mais ativo e mandar a indisposição para bem longe? Veja a nossas dicas a seguir.

Beba água

Quer ser mais ativo e de quebra melhorar seu desempenho na corrida? É só você começar a ingerir a quantidade diária de água recomendada para o seu tipo físico, que pode variar de acordo com o seu peso, idade, prática de atividade e alimentação. Feita da maneira ideal, a hidratação garante o equilíbrio da circulação sanguínea, regula a temperatura corporal e dá mais vigor para o desempenho das atividades.

Um teste é analisar a sua urina. O ideal é que ela seja amarelo-clara. Se estiver muito transparente é sinal que você tem ingerido água em excesso. Se ela estiver mais amarelada e com um odor forte, você precisa beber mais água.

Pratique atividade física regularmente

Não custa repetir: a prática regular de atividade física é garantia de saúde e bem-estar. E não vale usar a desculpa de falta de tempo. Tudo o que você precisa para treinar direito é de apenas 30 minutos de atividade por dia. E esse período pode ser distribuído ao longo do seu dia, então você pode aproveitar qualquer tempo livre para colocar o corpo em movimento, e evitar desculpas para não treinar direito.

Escolha uma atividade que lhe dê prazer e que permita que você consiga ver sua evolução aos poucos. Se você já pratica um treino de corrida com regularidade, inclua exercícios complementares para mantê-lo mais ativo e, consequentemente, melhorar sua performance.

Tenha uma alimentação equilibrada

Priorize os alimentos integrais e naturais aos industrializados. Para começar, não pule o café da manhã, afinal é ele que fornece a energia necessária para o dia ativo. Se você almoça fora, lembre-se de montar um prato que contenha todos os grupos alimentares: proteínas, para garantir a construção e regeneração dos tecidos, carboidratos para energia e saladas e verduras, que são fonte de vitaminas, fibras e minerais.

Mas se o seu trabalho tem uma área para o almoço, leve a marmita de casa. Não corra o risco de comer mais ou de ingerir alimentos pouco saudáveis. À noite, invista em pratos leves como sopas, por exemplo.

Divirta-se

Tão importante quanto uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física, os momentos de lazer são vitais para o seu bem-estar. Tire um tempo de sua rotina para praticar um hobby, assistir a um filme ou ficar entre os amigos e a família.

Quando você relaxa, seu cérebro ajusta os níveis de serotonina, que regula sono, humor, concentração e a sensibilidade à dor. Assim, você garante também mais disposição para encarar a rotina.

Durma bem

Pode parecer estranho, mas dormir bem é pré-requisito indispensável para melhorar seus hábitos. Um adulto precisa dormir, em média, entre 7 e 9 horas por noite. Isso alivia o corpo e a mente do estresse e das pressões do dia.

É importante também que você tente dormir e acordar sempre nos mesmos horários. Isso ajuda a regular seu ciclo de sono e garantir mais disposição. Deixar o telefone longe da cama e evitar bebidas estimulantes antes de dormir, também é um ótimo caminho.

Conseguiu perceber como ser mais ativo? Basta algumas mudanças na rotina. Seu corpo agradece