Quando falamos em gasto calórico, imaginamos treinos pesados, corridas, esportes e outros exercícios físicos, não é mesmo? Porém, existem diversas outras atividades que se encaixam na nossa rotina e que nos fazem gastar energia.

No post de hoje, vamos mostrar 8 exemplos de atividades corriqueiras que nos ajudam a queimar calorias no dia a dia de forma natural. Confira!

1. Subir escadas

Você já percebeu como subir escadas pode ser cansativo? Esse cansaço significa que a atividade exige do corpo um esforço e, consequentemente, produz um gasto energético.

E não se engane: esse gasto é considerável. Subir e descer escadas por um período de 30 minutos pode queimar até 300 calorias. Imagine quantas calorias você poderá gastar, com o tempo, se deixar o elevador do seu prédio ou do seu serviço de lado e começar a usar as escadas!

2. Limpar a casa

Tarefas como varrer, usar aspirador de pó, passar pano no chão e tirar poeira dos móveis envolvem muitos movimentos do nosso corpo. Por isso, além de fazer com que a sua casa fique mais aconchegante e se torne um ambiente mais gostoso, a famosa faxina queima muitas calorias. 

E para que você tenha uma ideia da diferença que uma casa limpa pode fazer, confira até quantas calorias são gastas em uma hora de cada atividade:

  • passar o aspirador de pó: 350 calorias;
  • varrer o chão: 200 calorias;
  • tirar poeira: 200 calorias;
  • lavar as janelas: 260 calorias.

3. Andar no dia a dia

Já pensou em utilizar os seus caminhos para gastar mais calorias? Estima-se que andar por uma hora gaste cerca de 300 calorias.

Atitudes como ir à padaria do bairro a pé, descer uma ou duas paradas antes do seu ponto de ônibus e pegar caminhos mais longos podem fazer bastante diferença ao final de um mês, por exemplo.

4. Passear com o cachorro

Como dito, é possível queimar até 300 calorias andando por um período de uma hora. E por que não unir essa vantagem ao prazer de passear com o seu cachorro? Além de queimar calorias e se divertir, você também estará fazendo bem para o seu animal de estimação.

5. Lavar roupas

Lavar roupas é uma atividade que gasta bastante energia. Uma hora deixando as roupas limpas queima cerca de 330 calorias. Além disso, essa atividade trabalha os membros superiores.

Mas atenção: é importante ter cuidado com a postura! Manter a coluna em uma posição segura e, também, realizar pausas para que o seu corpo possa descansar.

6. Dançar

Já pensou em gastar calorias enquanto se diverte em uma festa ou em um encontro de dança? Dançar é tão eficaz que faz parte, inclusive, das aulas de muitas academias.

A quantidade de calorias queimadas depende do estilo de dança, ritmo e intensidade dos movimentos, mas tenha certeza que qualquer dança escolhida fará o seu corpo gastar muita energia.

7. Organizar ambientes

Assim como limpar a casa, organizar estantes, armários e ambientes faz com que você se movimente bastante. Uma hora colocando as coisas em seus devidos lugares e você poderá queimar até 160 calorias.

8. Cozinhar

Cozinhar é uma das melhores maneiras de cuidarmos da nossa alimentação. Quando preparamos as nossas próprias refeições, podemos escolher os nossos alimentos, a qualidade nutricional do que vamos ingerir e escolher as melhores formas de preparo.

Como se isso não fosse motivo suficiente para nos levar à cozinha, cozinhar também gasta energia. Uma hora preparando a sua comida e até 180 calorias poderão ser eliminadas.

São inúmeras as atividades que nos ajudam a queimar calorias no dia a dia de forma natural e, às vezes, prazerosa. E não é só isso: manter o corpo ativo também traz benefícios para a nossa mente! Por isso, utilize as atividades rotineiras para ter uma vida mais saudável.

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