A corrida é um esporte que depende muito, entre outros fatores, da dedicação com os treinos e cuidados com o seu corpo. Trabalhar da forma correta irá te ajudar a atingir mais facilmente os seus objetivos, sejam eles melhora de performance ou ter qualidade de vida.

No artigo de hoje, nós te mostramos 4 dicas para evoluir no treino de corrida. Confira:

1. Cuide da sua alimentação

Uma grande parte dos corredores que não conseguem evoluir da maneira desejada sofrem principalmente por não saberem o que comer ou não se alimentarem da forma correta antes, depois ou nos intervalos da atividade.

A alimentação é o combustível que nos dá energia para correr, que acelera nossa recuperação depois de uma sessão intensa de treinos e que facilita o descanso do corpo. Por isso, é fundamental prestar total atenção no que estamos usando como combustível em nosso corpo.

2. Mantenha-se hidratado

A desidratação é caracterizada pela perda de água e sais minerais pelo corpo. Quando não se toma o cuidado de repor os líquidos perdidos periodicamente, é comum chegar a esse estado — especialmente para quem pratica atividades físicas de alta intensidade

Estar desidratado é algo péssimo para o seu corpo, que perde nutrientes essenciais para a prática de exercícios e a manutenção de um estado físico saudável. Isso também prejudica o seu objetivo de evoluir, pois um corpo que não está na sua melhor condição não irá entregar uma alta performance. 

Além disso tudo, estar desidratado pode causar náuseas, diarreia, fadiga, tontura e dores de cabeça.

3. Não se esqueça de descansar

O descanso é um grande aliado que você terá na busca constante por evoluir o seu ritmo de corrida. É neste momento em que o seu corpo se recupera (e se prepara) para os próximos treinamentos, recuperando ligamentos e articulações dos impactos e os músculos do desgaste.

Sendo assim, tenha bom senso com o seu corpo: não exija demais quando ele estiver perto do limite. Dar dois dias de descanso ou realizar uma sessão de treinos leves irá ajudá-lo a lidar com o desgaste e deixá-lo pronto para o próximo treino.

Um corpo bem cuidado funciona muito melhor em desempenho e o seu nível de esforço acaba sendo menor. Logo, o prazer pela corrida é ainda maior.

4. Elimine maus hábitos 

Existem alguns hábitos que são ótimos e trazem inúmeros benefícios para quem gosta de correr. Por outro lado, existem hábitos que prejudicam o nosso desempenho, como o consumo de álcool e o tabagismo.

Consumo de álcool e corrida

Consumido em níveis moderados e nos momentos certos, aquela cerveja pode ser consumida sem peso algum na consciência. O problema é quando há um consumo exagerado.

Quando o álcool entra em nosso corpo, ele altera o nível de glicose no fígado, o que prejudica o rendimento em provas e treinos. Bebidas alcoólicas ainda dificultam a hidratação, pois facilitam a diurese — ou seja, a eliminação de água na urina.

Tabagismo e corrida 

O tabagismo (consumo de cigarros) tem um impacto direto na sua performance, já que aumenta a quantidade de monóxido de carbono existente na suas hemoglobinas, que são responsáveis por carregar o oxigênio do seu pulmão para o resto do corpo.

Como esta é uma atividade altamente importante para quem pratica uma atividade aeróbica, podemos notar de forma clara a influência do cigarro no desempenho — efeito que pode durar até 24 horas após a última tragada.

Gostou deste artigo? Precisa mudar alguns hábitos para melhorar seu treino de corrida? Então confira algumas sacadas dos melhores alimentos para quem gosta de correr. Temos certeza de que essas dicas também te ajudarão a melhorar e continuar evoluindo!