Correr é uma delícia, não é mesmo? Uma atividade que traz diversos benefícios não só para o corpo, mas também para mente. Porém, como toda atividade física, é importante se atentar para os riscos de lesões.

Isso porque todo exercício causa algum impacto, que, com práticas inadequadas e mal orientadas, pode acarretar em problemas sérios de saúde. Muitos deles, inclusive, degenerativos.

É importante saber, portanto, quais são as lesões mais comuns em corredores, seja você amador ou atleta de alta performance. Confira!

Quais são as lesões mais comuns?

A corrida, apesar de extremamente prazerosa, é impactante para as articulações, principalmente dos joelhos e tornozelos. Por isso, quando feita de forma inadequada, pode gerar uma série de lesões em curto e em longo prazos. Conheça as mais comuns.

Periostite

A periostite também é conhecida por outros dois nomes: canelite e síndrome do estresse tibial medial. É uma dor aguda sentida na região do tornozelo, com pontadas intensas, causada por sobrecarga de atividade na região, principalmente para os corredores que possuem diferenças na pisada.

Para evitá-la é importante manter uma boa rotina de alongamentos, diminuir a incidência de treinos após as dores e usar um tênis adequado para seu tipo de pisada.

Fraturas por estresse

As fraturas por estresse são comuns em casos de overtraining, principalmente para corredores de longas distâncias ou aqueles que não utilizam calçado adequado para os treinos. Nesse caso o osso passa por uma fratura devido ao enfraquecimento e estresse prolongado da região. Normalmente, a parte afetada é a do tornozelo.

Síndrome da dor femoropatelar

Essa é uma lesão que atinge o joelho, na região da patela e fêmur. Ela surge devido a overtraining e desequilíbrios na área patelar. Causa estalos ao correr e dores profundas nessa parte do corpo, podendo se estender à região anterior do joelho ou à parte de trás da coxa.

Normalmente é descoberta por meio de diagnóstico diferencial, após serem descartados outros possíveis problemas.

Instabilidade ligamentar

Pode surgir principalmente devido a uma ruptura ou torção após um movimento errado durante os treinos. Normalmente ocorre na região do tornozelo ou do joelho.

Você pode sentir uma forte sensação de instabilidade ao andar, caminhar e correr, bem como dor e irritação na região.

Entorses articulares

A entorse é a lesão dos ligamentos de uma articulação, normalmente após um movimento brusco que machuca a região. Pode causar estiramento do ligamento ou até mesmo a sua ruptura e, com isso, ser extremamente dolorosa.

É bem comum na região do tornozelo, principalmente devido a uma pisada errada durante a prática. Pode causar inchaço e impossibilidade de andar momentaneamente.

Fasceíte plantar

Essa lesão atinge a região plantar do pé e pode ser um processo inflamatório ou degenerativo. Seus sintomas são uma dor forte, como uma pontada, na parte debaixo do pé, próximo ao calcanhar. Normalmente alivia com a caminhada e pode voltar após longos períodos em pé. Com o tempo, pode se tornar crônica.

Condromalácia patelar

A condromalácia patelar é uma degeneração causada pelo amolecimento da cartilagem da região da patela. É causada por traumatismos crônicos na área. Pode causar inchaço na região posterior do joelho, dores ao subir e descer escadas, ao correr ou ao ficar muito tempo sentado.

Como evitar essas lesões?

Basicamente todas essas lesões podem ser evitadas com o acompanhamento correto para os treinamentos. Um profissional experiente indicará os melhores calçados a serem utilizados, verificará sua pisada, sua postura ao correr e passará rotinas de treinos que não causarão overtraining, entre outros procedimentos.

Elas ocorrem apenas em atletas de alta performance?

Na verdade, não. Tanto os atletas de alta performance quanto os amadores podem passar por esses problemas. Até porque muitos deles são agravados por condições genéticas, por exemplo.

Por isso, independentemente do seu perfil de corredor, é importante que você sempre esteja acompanhado por um educador físico para nortear seus treinos adequadamente.

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