Os benefícios da corrida já são conhecidos por seus praticantes e simpatizantes do esporte. A atividade ajuda a melhorar a respiração, queimar gordura, fortalecer músculos e ainda traz inúmeros benefícios para a mente, mandando o estresse e a depressão para longe. Seja uma corrida na grama, no asfalto ou na areia, o esporte conquista cada vez mais seguidores que sempre buscam inovar e tentar praticá-lo em um novo cenário.

Mas, afinal, o tipo de lugar e chão em que você corre afeta algumas características da corrida? A resposta é sim: cada uma das modalidades exige uma força diferente e impacta diversas áreas do corpo. Correr na grama, no asfalto ou na areia são atividades diferentes e dos mais diversos níveis de dificuldade.

Para te ajudar a preparar seu próximo terreno de corrida, preparamos o post de hoje citando as vantagens de correr em cada um deles para que você possa definir qual é o melhor para seu treino e objetivos. Continue acompanhando!

Corrida na grama

Nada melhor do que correr na grama de um parque, desfrutando de uma boa vista e ainda por cima pisando no solo macio que a grama proporciona, não é mesmo? Mas não é só no conforto para a mente que esse tipo de chão pode ajudar na corrida. A corrida na grama ainda tem vantagens que vão fazer você pensar duas vezes antes de escolher onde correr.

  • O solo com grama alivia o impacto que a corrida causa, podendo prevenir lesões nas articulações.

  • É ótimo para treinos de regeneração, pois quem corre na esteira ou no asfalto precisa de um treino com menor impacto para aliviar as articulações.

  • Pela falta de tração que oferece, a corrida na grama pode exigir maior esforço muscular, ajudando na perda de mais calorias quando comparada à corrida no asfalto ou na esteira.

Corrida no asfalto

A modalidade mais praticada entre as três que falaremos neste post, já que o asfalto é o solo mais comum usado pelos corredores em todos os lugares do mundo. Um bom asfalto permite que o corredor mantenha uma frequência na velocidade e sua regularidade também é importante na prevenção de lesões. Abaixo, você conhece mais algumas vantagens de correr no asfalto:

  • Por ser um solo firme, o asfalto devolve o impulso da passada ao corredor, facilitando, assim, o aumento da velocidade.

  • O piso regular evita torções ou outras lesões que podem ser causadas em outros solos com possíveis irregularidades, como buracos no caso da areia e da grama.

Corrida na areia

Quem tem a vantagem de morar em uma cidade de praia pode desfrutar de um visual exuberante durante a corrida pela manhã ou no final do dia. Além disso, a corrida na areia tem ótimos benefícios, principalmente se o foco do exercício é perder peso:

  • Correr na areia gasta mais calorias, já que seu aspecto fofo exige maior força e mais energia para concluir o treino.

  • Fortalece os músculos com mais rapidez, pela falta de regularidade no terreno, exigindo mais força dos músculos.

  • Ótimo treino para corredores já experientes, que desejam mudar o solo da corrida uma vez na semana, a fim de reduzir o impacto e regenerar as articulações.

É sempre bom lembrar que as corridas na grama e na areia devem ser praticadas por quem já possui experiência em praticar o exercício no asfalto. Por exigirem mais força e mais condicionamento físico, a melhor maneira de começar é na rua ou na esteira e modificar o solo quando já se sentir seguro para esses novos desafios. No mais, é só colocar um tênis no pé e começar a correr!

E aí? Já definiu qual é o seu tipo de corrida? Para acompanhar nossos conteúdos, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades!