A corrida é uma prática que traz inúmeros benefícios para saúde, proporcionando bem-estar para corpo e mente. Mas para que traga sempre bons resultados, é necessário estar atento a alguns fatores prejudiciais. E o calor com certeza é um deles.

O calor excessivo e a exposição ao sol em horários inadequados, podem aumentar alguns riscos para a saúde, principalmente por estarem associados a um maior estresse cardíaco. Se você corre nessas condições, separamos alguns cuidados essenciais que devem ser tomados para que a prática de corrida no calor seja benéfica. Fique ligado!

1. Protetor solar é fundamental

Se sua opção é correr sob o sol, o primeiro cuidado que deve tomar é em relação à pele. Nesse sentido, abuse do protetor solar. Se puder, evite o horário entre 10h e 16h, por conta da maior emissão de raios UVB.

Além do protetor, alguns acessórios também podem ajudar, como viseiras, bonés, protetor labial e óculos que contenham proteção contra os raios UVB e UVA.

Quando avistar uma sombra, vá até ela e aproveite para diminuir um pouco o ritmo e descansar. Se o cansaço for muito intenso, um tempinho para se recuperar não fará mal algum, muito pelo contrário, evitará problemas futuros.

2. Use roupas adequadas

Algumas roupas possuem tecido inteligente que protegem contra a radiação ultravioleta. Se você não possui, não se preocupe! Procure usar as que são feitas de tecidos leves, que facilitem a transpiração. O dry fit, por exemplo, é uma ótima opção, pois faz o suor evaporar rapidamente e diminui o calor.

3. Hidrate-se

Um corredor deve se hidratar antes, durante e depois de correr. Quando se trata de sol e calor, os cuidados e atenção devem ser dobrados. A desidratação reduz o volume do sangue, causa fadiga precoce e superaquecimento, entre outros efeitos negativos. Então, beba muita água!

Caso sua corrida no calor for muito longa, bebidas isotônicas e repositoras de eletrólitos são uma ótima opção para ir intercalando com a água. Em casos de desidratação extrema, recorra a comprimidos de sal.

Mas atenção, uma boa hidratação não acontece só apenas no dia da corrida, se policie para que ela ocorra todos os dias, tomando, no mínimo, dois litros de água por dia.

4. Alimentação equilibrada

Em corridas longas, para garantir os níveis de glicose constantes, é imprescindível fazer o uso de suplementação e uma alimentação bem adequada ao clima. Evite alimentos pesados, que podem prejudicar seu desempenho.

Alimentos de rápida absorção, como os em forma de gel, são recomendados e devem ser ingeridos após os primeiros trinta minutos de corrida.

5. Conheça os limites do seu corpo

Ninguém melhor do que você para conhecer bem o seu corpo e saber seus limites. Se atente a alguns sinais dele quando estiver correndo e, principalmente, saiba a hora de parar. Tontura e dores são importantes sinais da hora de parar. Quando isso acontecer, pare de correr, saia do sol, procure se refrescar e se hidratar.

Com nossas dicas, você se dará muito bem na hora de correr no calor. Fique sempre atento quando se trata desse assunto e aproveite todos os benefícios que a corrida traz.

Se você também costuma fazer sua corrida no calor, deixe nos comentários suas dicas!