Todo atleta que quiser correr em trilhas precisa de uma preparação diferenciada. Ainda mais se ele for apenas acostumado com o asfalto. Por isso, dicas para corredores amadores são essenciais nesses momentos.

A trilha tem muitas peculiaridades diferentes das de outros terrenos. Mas quem pratica a corrida na areia, ladeiras ou estrada de terra, vai ter uma ou outra facilidade a mais.

O ideal é sempre conversar com algum atleta que já faça esse tipo de esporte antes de se arriscar em uma trilha. E o planejamento é uma condição essencial para praticar essa modalidade de corrida.

Veja abaixo algumas dicas para corredores de trilha, que vão ajudar você a ter uma prática saudável e divertida.

Planeje tudo antes de ir para a corrida

O planejamento é essencial para você que é novato na corrida de trilha. E isso significa pensar em tudo que vai ser necessário, sem faltar um detalhe sequer.

Tenha um mapa da região, pode ser em um aplicativo que é mais prático. Leve alimentos e bastante água para se hidratar. Vá com a roupa e calçados apropriados e esteja sempre atento aos problemas que podem ocorrer no meio do caminho.

Na primeira corrida, convide amigos para ir com você. Assim, vocês podem ajudar um ao outro em caso de problema.

Faça esse planejamento com antecedência. Assim sobrará tempo para pensar se algo está faltando.

Treine em alta intensidade antes de partir para a trilha

A corrida de trilha exige muita resistência do seu corpo. Por isso, você precisa ter treinos bem mais puxados antes de se aventurar em terrenos acidentados.

Invista na musculação e force os seus exercícios de corrida. É preciso manter os músculos fortes e a cabeça sã para enfrentar os desafios da trilha.

A dica é fazer muita ladeira. Suba e desça por várias vezes, procure caminhos com estradas pequenas, esburacadas, com obstáculos. Treine forte em lugares com piso irregular, como uma praia, por exemplo.

Leve todos os equipamentos necessários

Quando fizer o planejamento, dê atenção especial para os equipamentos. Você vai precisar desde um tênis próprio para a corrida, até protetor solar. É preciso pensar em tudo.

Deixe tudo bem dividido e separe todos esses equipamentos com antecedência. Antes de partir para a trilha, confira tudo mais de uma vez. Só vá para a corrida se estiver com tudo certo. Não se arrisque.

Alimente-se durante a corrida

Nada de exagerar na comida, mas é preciso se alimentar para recarregar as energias durante a corrida na trilha. O ideal é levar alguns itens calóricos e muita vitamina. Frutas, barras de cereal e chocolates são alguns bons exemplos.

Você precisa repor as vitaminas que vai perder, além de recarregar as energias. Então pense em alimentos que vão proporcionar isso.

Além disso, beba água com bom senso. E molhe partes importantes do seu corpo como a nuca, a cabeça e o antebraço.

Agora que você já conhece algumas dicas para corredores de trilha, é hora de escolher o melhor calçado para enfrentar esse desafio. Confira esse texto sobre o assunto e defina qual tipo de tênis é o melhor para trilha!