Kit Corrida: 7 acessórios indispensáveis para corredores

acessórios indispensáveis para corredores

Qual corredor não busca uma ajuda extra para melhorar seu treino? Para isso acontecer, existem alguns acessórios indispensáveis para corredores. Veja as opções que mais combinam com você e farão uma diferença visível no seu treinamento de corrida.

A corrida é um esporte que, diferente do que muitas pessoas pensam, exige atenção e preparação nos mínimos detalhes, principalmente quando se deixa de ser um corredor iniciante. Qualquer erro de estratégia, seja na preparação ou durante uma prova ou treino, pode mandar pelo ralo alguns segundos ou minutos importantes.

Por isso, existem muitos acessórios indispensáveis para corredores que buscam maior segurança e evolução nos treinos. Dar atenção a essas opções podem de fato influenciar – e muito – seu desempenho na corrida. O ideal é montar um kit com tudo que é indispensável para uma boa corrida, e que você poderá usar com maior ou menor frequência, dependendo da distância a ser percorrida.

Nesse post, separamos os 7 acessórios indispensáveis para corredores. Confira!

1. Acessórios indispensáveis para corredores: Tênis de corrida

Hoje, com o avanço da tecnologia esportiva, podemos encontrar uma enorme variedade de tênis de corrida. Acertar na escolha do seu tênis – sempre com atenção redobrada ao tipo de pisada –  garante que você terá o conforto necessário e uma melhor performance.

 

Além disso, variar dentro de diversas marcas é muito importante, pois a tecnologia tem avançado de forma frenética, e cada ano novos materiais são lançados no mercado. Uma dica importante: prefira opções que ofereçam um bom sistema de amortecimento e segurança, principalmente se estiver mais pesado.

Com o passar do tempo, opções mais leves podem ajudar você a melhorar de rendimento, pois eles em geral tem menos estruturas de proteção, estimulando a um toque mais rápido do pé no solo.

2. Roupas apropriadas para correr

Em provas mais longas, a escolha das roupas apropriadas pode fazer grande diferença. Dê preferência por tecidos que proporcionem principalmente liberdade de movimento e conforto. É muito importante que as peças sejam leves e que facilitem todos os movimentos ao seu corpo, e a troca de calor com o ambiente.

Materiais como lycra e poliamida são as opções mais comuns, mas também encontramos peças confeccionadas em tecidos técnicos. Eles absorvem muito melhor o suor,  e que podem até mesmo proteger seu corpo dos raios ultravioletas.

3. Viseira ou boné

As viseiras e bonés se tornaram acessórios indispensáveis para corredores. Esses equipamentos garantem proteção contra chuva, vento, impedem o contato direto do rosto com a luz solar e evitam que o suor escorra nos olhos durante treinos e prova. Pode até não parecer, mas em períodos mais quentes, com certeza eles estão entre os acessórios indispensáveis para corredores.

Na hora da compra, certifique-se de que o tamanho é o ideal para você: nem tão apertado que possa causar desconforto e nem tão largo que possa cair ao menor movimento. Uma boa dica são as viseiras e bonés com a tecnologia e proteção UV.

4. Relógio com GPS

O mercado de relógios para corrida cresce a cada ano. Afinal, quem não quer ter em mãos dados como pace ideal, percurso realizado, velocidade, quantidade acumulada. Atualmente, esse acessório é ferramenta indispensável para todo corredor. Além disso, grande parte dos modelos interage com aplicativos de corrida. Isso ajuda ainda mais a deixar a sua corrida cada vez mais interativa e motivante.

5. Acessórios indispensáveis para corredores: Protetor solar

O protetor sola ajuda a proteger a sua pele dos raios ultravioletas, que podem trazer queimaduras e até problemas maiores a longo prazo, como manchas e até mesmo o temido câncer de pele. Logo, um bom protetor solar é item obrigatório em seu kit maratona.

Além disso, é importante lembrar que corredores de rua estão mais expostos a esses tipos de raios. Por isso devem intensificar ainda mais o uso de um protetor condizente com seu tom de pele.

6. Utensílios para hidratação

Levar garrafinhas com água ou isotônico é praticamente obrigatório, principalmente se você tem o hábito de correr em lugares mais afastados, sem locais onde possa comprar facilmente água e outros suplementos.

Manter o seu corpo hidratado é fundamental para manter a performance de sua corrida. A redução do consumo de água pode aumentar a viscosidade do seu sangue, aumentando o seu batimento cardíaco. Além disso, suas articulações ficam menos lubrificadas, o que pode gerar mais atrito e gerar alguma dor.

Por isso, planeje uma estratégia de hidratação na corrida, onde você entregará ao seu corpo os líquidos necessários – água, isotônicos, sucos, dentre outros – para que ele possa funcionar no seu melhor nível de desempenho.

7. Frequencímetro (monitor cardíaco)

O frequencímetro é importantíssimo para medir os seus batimentos cardíacos durante um trajeto ou percurso. Com ele, é possível medir se o seu nível de esforço está muito grande ou se é possível aumentar a carga de treinos. Além disso, ele garante que você esteja correndo sempre em um nível seguro.

Atualmente, temos diversos que medem os batimentos cardíacos no próprio relógio. Por isso, os frequencímetros tem migrado para o relógio e a tendência, nos próximos anos, é que essa tecnologia migre integralmente para os relógios e wereables.

Gostou dessas dicas de acessórios indispensáveis para corredores? Está pronto para montar seu kit para corrida? Compartilhe com a gente os acessórios que você mais gosta e não podem faltar no seu treino.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!