A maratona é um tipo de prova que exige atenção e preparação nos mínimos detalhes. Qualquer erro de estratégia, seja na preparação ou durante a corrida, pode mandar pelo ralo alguns segundos importantes.

Por isso, é bom ficar atento a tudo que pode influenciar o seu desempenho. O ideal é que você monte um kit maratona com tudo que é indispensável para uma boa corrida. Veja algumas dicas: 

1. Tênis

Hoje, com o avanço da tecnologia esportiva, podemos encontrar uma enorme variedade de tênis de corrida. Acertar na escolha do seu tênis garante que você terá o conforto necessário e uma melhor performance na prova, além de prevenir lesões. Escolha um modelo de acordo com a sua pisada e prefira opções que ofereçam um bom sistema de amortecimento.   

2. Roupas apropriadas

Em provas mais longas, a escolha das roupas apropriadas pode fazer grande diferença. Dê preferência por tecidos que proporcionem principalmente liberdade ao seu corpo. É muito importante que as peças sejam leves e que facilitem todos os movimentos.

Materiais como lycra e algodão são as opções mais comuns, mas também encontramos peças confeccionadas em tecidos técnicos que absorvem melhor o suor e que podem até mesmo proteger seu corpo dos raios ultravioletas.

3. Viseira ou boné

A viseiras e bonés se tornaram acessórios indispensáveis para corredores. Esses equipamentos garantem proteção contra chuva e vento, impedem o contato direto do rosto com a luz solar e evitam que o suor escorra durante a prova.

Na hora da compra, certifique-se de que o tamanho é o ideal para você: nem tão apertado que possa causar desconforto e nem tão largo que possa cair ao menor movimento. Uma boa dica são as viseiras e bonés com a tecnologia e proteção UV.

4. Óculos de corrida

Os óculos de corrida são indispensáveis para os corredores não apenas durante o verão ou para proteger a vista do excesso de raios solares, mas também para evitar que alguma poeira ou detrito que esteja no meio do percurso atinja os seus olhos e acabe prejudicando o seu desempenho durante a prova.

5. Protetor solar 

O protetor sola ajuda a proteger a sua pele dos raios ultravioletas, que podem trazer queimaduras e até problemas maiores a longo prazo, como manchas e até mesmo o temido câncer de pele. Logo, um bom protetor solar é item obrigatório em seu kit maratona.

Além disso, é importante lembrar que corredores de rua estão mais expostos a esses tipos de raios, e por isso devem intensificar ainda mais o uso de um protetor condizente com seu tom de pele.

6. Utensílios para hidratação

Levar garrafinhas com água ou isotônico é praticamente obrigatório. Manter o seu corpo hidratado significa mais do que cuidar da sua saúde: significa que você entrega ao seu corpo todos os nutrientes que são necessários para que ele possa funcionar no seu melhor nível de desempenho.

7. Frequencímetro (monitor cardíaco)

O frequencímetro é importantíssimo para medir os seus batimentos cardíacos durante um trajeto ou percurso. Com ele, é possível medir se o seu nível de esforço está muito grande ou se é possível aumentar a carga de treinos. Além disso, ele garante que você esteja correndo sempre em um nível seguro.

Gostou dessas dicas? Está pronto para montar seu kit maratona? Para receber outros conteúdos como esse para desenvolver ainda mais sua performance na corrida, assine a nossa newsletter!