Opções. Hoje em dia temos a disposição diversas escolhas por todos os lados. E na área de atividade física, fica difícil entender todos os serviços que o mercado dispõe para cuidarmos de nossa saúde, não é mesmo? Dentre as várias alternativas, o serviço de assessoria esportiva tem ganhado destaque. Mas você sabe o que é assessoria esportiva?

Assessoria esportiva

De uma maneira geral, assessoria esportiva é um acompanhamento especializado de grupos, ou de forma individual, por meio de profissionais da área de educação física. Através desse serviço, você tem a disposição uma equipe técnica que irá elaborar, planejar e aplicar treinos de acordo com os seus objetivos, sejam eles relacionados à saúde, ou a melhoria da performance.

Nesse ambiente, o desenvolvimento do aluno é realizado através de duas formas de suporte: presencial e via planilha.

Orientação presencial: Como seu treinador fará você evoluir?

Na orientação presencial, os treinadores desenvolvem aulas que trabalham em três etapas: Aquecimento, parte principal e volta à calma.

Aquecimento – Parte inicial do treino

Nessa etapa da aula, o treinador trabalha exercícios específicos de aquecimento, de acordo com cada grau de evolução do aluno (corredores iniciam com corrida leve, alunos em fase de transição da caminhada para a corrida alternam essas duas ações, e caminhantes fazem uma caminhada leve ou acelerada).

Após essa etapa, são passados exercícios específicos para aumentar a consciência corporal, coordenação e técnica do aluno, através de exercícios de força e educativos de corrida.

 

Parte principal

Como o nome já diz, o momento principal da aula. É nessa etapa que a evolução física será desenvolvida e o aluno será mais exigido. Os grupos são separados de acordo com o seu nível de performance, e o treinador aplica um treino de acordo com os objetivos e características que devem ser trabalhados naquele dia ( exemplo: treinos de subida, velocidade, resistência, etc).

É muito importante reforçar que nessa etapa o aluno iniciante, que corre entre 1 minuto até 20 minutos no máximo, irá receber uma orientação ainda mais próxima, pois é um momento onde o desenvolvimento e ajustes são muito sutis.

Além disso, na parte principal também é observada a postura na corrida e são feitas correções, de forma gradual, para que o aluno possa se desenvolver tecnicamente e corra de forma mais eficiente, usando a capacidade plena de seus músculos e sistema cardiovascular.

 

Volta à calma

Na parte final do treino, o treinador orienta uma redução acentuada do volume e intensidade do treino, promovendo a recuperação gradual do aluno e volta aos níveis de batimentos cardíacos próximos do momento pré-treino.

São também aplicados exercícios de alongamento, com o objetivo de oxigenar a musculatura e reduzir sua rigidez, causada pela exigência dos músculos durante a atividade.

E para a realização dos treinos, é disponibilizada toda uma estrutura composta de: Hidratação (água e isotônico), materiais para diversificação das aulas, e guarda volumes para os alunos.

 

Orientação via planilha: Como seu treinador fará você evoluir?

E para os alunos que não poderão usar integralmente a estrutura física, as assessorias esportivas elaboram planilhas de treinamento de acordo com o objetivo e meta a ser alcançada.

Essas planilhas geralmente são visualizadas através de aplicativos e planejadas de forma individualizada. Inclusive, muitos alunos se orientam pelas planilhas mesmo em dias de treino presencial, dependendo da característica da aula e orientação do treinador.

Quinzenalmente ou mensalmente, o treinador entra em contato com o aluno para dar um feedback e reportar impressões sobre o treino, no intuito de corrigir ou potencializar os rumos de seu planejamento.

Além disso, as assessorias esportivas estão presentes em diversas provas da modalidade, levando toda estrutura para assessorar seu aluno nesse dia tão importante. E é importante reforçar: as assessorias esportivas não ficam restritas somente a um esporte, podendo ser contratada para outros fins, como natação, crossfit, ciclismo, etc.

Ficou mais claro o que é assessoria esportiva? Já faz parte de uma, ou pretende contratar? Procure conversar com quem já é atendido. Pergunte sobre resultados obtidos, infraestrutura e suporte dos treinadores. Isso é fundamental para ter mais convicção na hora de contratar.

Deixe aqui o seu comentário e nos conte sobre a sua experiência!