Preciso ter uma planilha de treino para corrida?

planilha de treino para corrida

Você começou a correr e ainda têm muitas dúvidas da necessidade de uma planilha de treino para corrida específica para você? Isso é perfeitamente normal. Afinal, atualmente temos uma série de recursos como aplicativos de corridas, canais no Youtube que falam do tema, grupos de corrida de marcas esportivas, dentre outros.

Todas essas opções ajudam muito a conhecer mais o universo da corrida e todos os seus benefícios. Porém, cada pessoa responde de uma forma aos estímulos de treino. Não dá para generalizar.

Por isso, caso você ainda tenha dúvidas se chegou a hora de começar a procurar opções de Assessorias Esportivas para seu treino, a resposta é… sim !! Uma planilha de treino para corrida será essencial para você ter uma performance de qualidade nos seus treinos. Ela vai ajudar você a melhorar o desempenho e atingir metas que antes pareciam inalcançáveis.

A planilha ajuda no planejamento dos seus treinos, dos exercícios que precisam ser feitos, das corridas de rua que você quer participar. Além disso, ela traz resultados, análises de performance e possíveis erros, diagnósticos e tudo que você precisa para manter o foco na corrida.

Do preparo ao resultado, a planilha de treino para corrida é uma opção que vai fazer diferença na sua vida de corredor. Veja abaixo como ter uma e como trabalhar de forma correta com ela.

O planejamento inicial na planilha de treino para corrida

Para começar, a planilha de treino vai dar a você uma visão geral sobre tudo que precisa ser feito para melhorar a sua performance como atleta, de acordo com o seu objetivo de curto, médio e longo prazo. Geralmente as equipes de corrida trabalham com planilhas mensais.

Além disso, a cada ciclo, o treinador faz uma devolutiva, analisando seu rendimento no período, e o que deve ser corrigido para o próximo ciclo. Assim, você terá uma visão geral dos seus próximos 30 dias de treinos. 

Muitas também trabalham com uma programação maior. Porém, com uma rotina agitada e cheia de imprevistos, é muito difícil que a mesma não seja alterada.

Trabalhando com planilhas de corrida de forma mensal, os ajustes são realizados com mais facilidade. Isso também evita uma maior ansiedade por parte do corredor, que muitas vezes pode visualizar os treinos na fase final e não sentir-se capacitado no momento para realizá-los, gerando ansiedade e insegurança.

Além disso, nela você vai guardar todas as informações de treinamentos. Isso vai desde eventos, desempenho, exercícios, alongamentos e do que mais for necessário.

A sua rotina estará preparada diariamente. Basta você abrir a planilha e ver o que precisa fazer naquele determinado dia.

Isso ajuda a ser mais responsável e ter melhores resultados. Além disso, também te transformará num corredor mais disciplinado com o passar do tempo.

A Planilha de treino leva à criação de metas para sua corrida

Além de ser excelente para o planejamento do seu cotidiano como corredor, a planilha de treino para corrida vai ajudar você a criar as mais diversas metas. Tudo isso de acordo com o aval e análise de seu treinador.

Atualmente a tecnologia dispõe de uma série de recursos que permitem que você coloque todos os seus treinamentos de corrida num sistema, que será avaliado pelo treinador. Todos os dados são inseridos. Desdes os mais simples até os muito complexos.

Assim, à medida que esses desafios são ultrapassados, você pode fazer uma análise real. Tudo isso em sintonia com seu treinador. Desde como foi o desempenho na meta projetada, até a criação de novas metas, como correr uma maratona, inclusive.

A disciplina como corredor

Uma dificuldade enfrentada pelos corredores que treinam sozinho tem a ver com a sua disciplina com treinos e motivação para participar de corridas de rua. Com as planilhas de treino, você consegue ter um ponto para ser atingido e alguém para interagir com você.

Dessa forma, a possibilidade de seguir uma rotina de treinos aumenta consideravelmente. Além disso, a ansiedade e expectativa de atingir a meta ficará sempre lá, te motivando. 

A motivação em melhorar cada vez mais

Com organização, planejamento, responsabilidade e rotina, não há corredor que deixe a preguiça atrapalhar seus desafios.

Por isso, invista em uma boa planilha de treino e use-a para todos esses objetivos. Com certeza os seus resultados serão mais satisfatórios e sua vida, mais realizada.

A Pacefit conta com um suporte completo nesse quesito. Atuamos tanto no suporte com planilhas de treino de corrida quanto orientação presencial. Entre em nosso site ou redes sociais e conheça um pouco mais sobre o nosso grupo. E também não deixe de acompanhar nossas matérias no blog.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!