A corrida pode ser desafiadora, mas é uma atividade que os seres humanos foram projetados para fazer e, com tempo e prática, pode ser desfrutada ao passo que nossos corpos se adaptem às demandas do esporte. Mas isso não significa que uma forma adequada de corrida virá naturalmente para você. 

Neste artigo, vamos falar sobre a postura na corrida que você deve manter para evitar lesão no ombro e na cintura. Confira!

Como manter a postura na corrida e evitar lesões?

Assim como você deve manter uma boa postura quando estiver parado ou sentado, manter-se relaxado e com a postura na vertical durante a execução é essencial. Isso lhe ajudará a reduzir a tensão no pescoço e ombros, o que pode prevenir a fadiga muscular. 

Ombros

Os ombros desempenham um papel importante para manter sua parte superior do corpo relaxada enquanto você corre, o que é fundamental para manter uma postura de funcionamento eficiente. Para o melhor desempenho, eles devem ser baixos e soltos, não altos e apertados.

Enquanto você se cansa de correr, não deixe que eles se arrastem. Se o fizerem, agite-os para liberar a tensão. Seus ombros também precisam permanecer nivelados e não devem mergulhar de um lado para o outro com cada passo.

Braços

Imagine que seus braços são pistões, disparando para frente, com cotovelos dobrados em algum lugar perto de 90 graus e movendo-se em uma direção para frente e para trás, ou ligeiramente através do torso.

Realizar este movimento mais rapidamente faz suas pernas responderem de acordo, então saiba tirar proveito de seus membros superiores para aumentar a cadência de sua corrida.

Tronco

Mantenha-o aberto, para cima e para frente, como se você tivesse uma corda amarrada ao seu esterno, atraindo você para frente. Mas não se incline para a frente da cintura.

Com a cabeça erguida e olhando para frente e os ombros baixos e soltos, o seu tronco e as costas naturalmente se endireitam para permitir que você funcione em uma posição eficiente e vertical que promova a capacidade pulmonar ideal e o comprimento do passo.

Quadris e pélvis

Seus quadris são o seu centro de gravidade, então eles são a chave para uma boa postura de corrida. A posição adequada do seu tronco durante o funcionamento ajuda a garantir que seus quadris também estejam na posição ideal.

Com o seu tronco e as costas confortavelmente retos, seus quadris caem naturalmente no alinhamento adequado, apontando você para a frente.

Se você permitir que seu tronco encurte ou se incline muito para a frente durante uma corrida, sua pélvis também se inclinará, o que pode pressionar sua parte inferior das costas e jogar o restante do corpo inferior fora de alinhamento.

Pernas

Enquanto os velocistas precisam levantar os joelhos para alcançar o máximo de potência das pernas, os corredores de distância não precisam de uma elevação tão exagerada — é simplesmente muito difícil de sustentar por qualquer período de tempo. Em vez disso, a execução de resistência eficiente exige apenas um ligeiro levantamento de joelho e um passo curto.

Juntos, estes facilitarão o movimento avançado em vez de desperdiçar energia. Ao correr com o comprimento adequado do passo, seus pés devem pousar diretamente debaixo do seu corpo.

À medida que seu pé atinge o chão, seu joelho deve ser ligeiramente flexionado para que ele possa se dobrar naturalmente pelo impacto. Se a sua perna (abaixo do joelho) se estende para fora em frente ao seu corpo, seu passo está muito longo.

Tornozelos e pés

Para correr bem, você precisa empurrar o chão com força máxima. Com cada passo, seu pé deve bater no chão levemente, pousar entre o calcanhar e o meio do pé e, então, rapidamente avançar.

Mantenha seu tornozelo flexionado à medida que o pé avança para a frente. Enquanto você se impulsiona nos dedos dos pés, tente sair do chão. Você deve sentir seus músculos da panturrilha levando você para frente em cada passo.

Além dessas dicas, não deixe de fazer sempre um bom alongamento antes de correr.

E então, agora já sabe como fazer para manter a postura na corrida e evitar lesões? Então, não deixe de nos seguir no Twitter, no Linkedin e de curtir nossa página no Facebook!