Muita gente já sabe que a prática de uma atividade física é muito importante para manter a saúde. Ter um corpo em forma e funcionando no seu potencial máximo também eleva o seu bem-estar e o rendimento tanto no trabalho quanto em outras atividades.

Uma das maneiras de movimentar o corpo é através da corrida. Para incentivá-lo a correr e conseguir aproveitar tudo que uma boa atividade física pode proporcionar, apresentamos 5 benefícios da corrida para a saúde:

1. Melhora o sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é responsável por transportar o oxigênio junto com seus nutrientes para todas as áreas do corpo. E a corrida auxilia na melhora cardiovascular fortalecendo as artérias, o que ajuda a diminuir a pressão arterial (e por consequência o risco de um derrame), e o coração, diminuindo a chance de um infarto.

Possuir uma boa capacidade cardiovascular também permite realizar atividades cotidianas sem a sensação de ficar ofegante, já que o seu corpo estará adaptado a cargas e intensidades mais elevadas.

2. Aumenta a concentração

O cérebro é um órgão que, assim como o corpo, deve ser exercitado com regularidade se você deseja tê-lo no seu melhor rendimento. Uma das formas de melhorar a sua concentração é correndo, já que o fluxo de energia necessário para realizar exercícios e assimilar uma nova memória é parecido.

3. Reduz o estresse

Durante e após uma sessão de corrida, o seu corpo libera diversos hormônios para regular o funcionamento. Alguns destes  ajudam a controlar os níveis de cortisol, que são os responsáveis pelos picos de estresse corporal. 

Por isso é normal ficarmos mais calmos após um treino ao final de um dia estressante. Enquanto faz uma atividade física, independentemente do objetivo pelo qual você esteja correndo, o corpo lida com o estresse acumulado no dia. 

4. Combate a hipertensão

A hipertensão é uma doença crônica que atinge milhares de brasileiros. O seu tratamento inclui, além da medicação, encontrar uma rotina correta de alimentação e a prática de exercícios físicos regulares

Correr auxilia no combate à hipertensão, pois é uma atividade que fortalece o sistema circulatório e aumenta a resistência vascular. Desta forma, você fica menos propenso a ter algum tipo de problema de saúde relacionado à hipertensão, uma vez que suas veias e artérias estarão mais resistentes para lidar com a pressão.

5. É um ótimo antidepressivo

A depressão é um processo cerebral que leva a pessoa que possui essa condição a entrar em um estado de apatia, com pouca energia e vontade de realizar as inúmeras tarefas que temos no dia a dia. E a corrida pode ajudar nesse processo de recuperação. 

A sua prática faz com que o organismo libere certas substâncias dentro do sistema nervoso, como, por exemplo, a endorfina, que é a responsável pela sensação de prazer, além de outras substâncias que nos deixam mais relaxados, alegres e proativos. Ou seja, a corrida acaba aumentando a sensação de autoconfiança, fator que é suprimido pela depressão, ajudando a lidar com esta doença.

Entre em contato com a Pacefit e descubra como você pode aproveitar todos os benefícios da corrida para a saúde!