Quais os benefícios da corrida para a saúde e bem-estar?

Benefícios da corrida para a saúde e o bem estar

Escolher uma atividade física para praticar é algo quase obrigatório para quem deseja viver bem, com saúde e por maior tempo. E dentro dessas escolhas, muitos já sabem os benefícios da corrida para a saúde e bem-estar. Mas em quais pontos de fato essa modalidade irá te ajudar? É o que vamos detalhar agora.

Treinar. Se exercitar. ter uma vida ativa. Difícil encontrar alguém que não busque ou deseje ter esse hábito em sua rotina. Ter um corpo em forma, além da saúde física, também impacta na parte mental, elevando aà auto estima e o rendimento, tanto no trabalho quanto em outras atividades. Uma das maneiras de movimentar o corpo que vamos destacar é a corrida.

E para incentivá-lo a correr e conseguir aproveitar tudo que essa atividade física pode proporcionar, vamos apresentar 5 benefícios da corrida para a saúde:

1. Melhora o sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é responsável por transportar o oxigênio junto com seus nutrientes para todas as áreas do corpo. E a corrida auxilia na melhora cardiovascular fortalecendo as artérias. Isso ajuda a diminuir a pressão arterial (e por consequência o risco de um derrame), e o coração, diminuindo a chance de um infarto, pois ele fica mais forte e com uma capacidade maior de levar sangue para o corpo.

Possuir uma boa capacidade cardiovascular também permite realizar atividades cotidianas sem a sensação de ficar ofegante, já que o seu corpo estará adaptado a cargas e intensidades mais elevadas.

2. Aumenta a concentração

O cérebro é um órgão que, assim como o corpo, deve ser exercitado com regularidade se você deseja tê-lo no seu melhor rendimento. Uma das formas de melhorar a sua concentração é correndo, já que o fluxo de energia necessário para realizar exercícios e assimilar uma nova memória é parecido.

Além disso, o fato da corrida ser uma modalidade cíclica, onde o gesto é repetido inúmeras vezes, exige que o corredor mantenha a concentração na sua postura e, se estiver correndo na rua, atenção a carros, pessoas, buracos no asfalto, dentre outros. Isso aguça o senso cognitivo e com certeza é um um dos benefícios da corrida para a saúde mais importantes.

3. Benefícios da corrida para a saúde: Reduz o estresse

 Confira os Benefícios da corrida para a saúde

Durante e após uma sessão de corrida, o seu corpo libera diversos hormônios para regular o funcionamento. Alguns destes  ajudam a controlar os níveis de cortisol, que são os responsáveis pelos picos de estresse corporal.

Por isso é normal ficarmos mais calmos após um treino ao final de um dia estressante. Enquanto faz uma atividade física, independentemente do objetivo pelo qual você esteja correndo, o corpo lida com o estresse acumulado no dia.

4. Combate a hipertensão

A hipertensão é uma doença crônica que atinge milhares de brasileiros. O seu tratamento inclui, além da medicação, encontrar uma rotina correta de alimentação e a prática de exercícios físicos regulares.

Correr auxilia no combate à hipertensão, pois é uma atividade que fortalece o sistema circulatório e aumenta a resistência vascular. Desta forma, você fica menos propenso a ter algum tipo de problema de saúde relacionado à hipertensão.

5. Benefícios da corrida para a saúde: ação antidepressiva

A depressão é um processo cerebral que leva a pessoa que possui essa condição a entrar em um estado de apatia, com pouca energia e vontade de realizar as inúmeras tarefas que temos no dia a dia. E a corrida pode ajudar nesse processo de recuperação.

A sua prática faz com que o organismo libere certas substâncias dentro do sistema nervoso, como, por exemplo, a endorfina. Ela é a responsável pela sensação de prazer, além de outras substâncias que nos deixam mais relaxados, alegres e proativos. Ou seja, a corrida acaba aumentando a sensação de autoconfiança, fator que ajuda a lidar com a doença.

Entre em contato com a Pacefit e descubra como você pode aproveitar todos os benefícios da corrida para a saúde!

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!