O treino intervalado é uma metodologia muito utilizada por atletas profissionais e até iniciantes. Com ela, é possível que o praticante queime um número muito maior de calorias em praticamente metade do tempo de uma sessão comum de um treino aeróbico. Além do gasto calórico elevado, existem vários benefícios com a prática frequente desse estilo de treino.

E em pouco tempo pode até ser possível que a pessoa conquiste um novo corpo. Quer saber como? Continue lendo este post e descubra o que é, como funciona e os principais benefícios do treino intervalado. Confira!

Como o treino intervalado funciona na corrida?

O treino intervalado consiste na variação de intensidade do exercício de acordo com espaços de tempo pré-determinados. Um exemplo desse protocolo de treino é o seguinte: o atleta faz uma caminhada rápida (ou “trote”) por 2 minutos, após esses dois minutos de média intensidade, o atleta passa a correr em alta intensidade por 30 segundos.

Essa parte relacionada ao período de tempo de alta intensidade é chamada de “tiro” ou sprint. Todavia, o treino intervalado (que também pode ser chamado de HIIT ― High Intensity Interval Training) não consiste apenas dessa parte de alta intensidade e por essa razão é errado associar essa prática apenas aos famosos sprints.

O ciclo que apresentamos como exemplo normalmente é repetido por mais seis vezes, o que totaliza um tempo total de treino de 15 minutos.

Existem várias outras variações que podem ser feitas. Mas é importante ressaltar que o atleta precisa estar com a saúde em dia para realizar esse treino. Pessoas que estão demasiadamente acima do peso podem sofrer lesões. Quem tem problemas cardíacos ou qualquer outra condição que exija cuidado deve necessariamente passar pelo aval médico.

Também é recomendado alimentar-se corretamente antes e depois do exercício. E para as pessoas que realmente desejam ter resultados acima da média, é recomendado contratar um profissional capacitado para ajudar no treinamento – justamente pelas variações que essa metodologia apresenta para o praticante.

Quais são os benefícios desse treinamento?

A lista de benefícios do treino intervalado é extensa. Há melhora no trato cardiorrespiratório, capacidade física, queima de gordura, etc. Confira abaixo detalhadamente os principais benefícios:

1. Treino mais eficiente em menos tempo

Como você já pode observar, uma sessão típica de HIIT dura apenas 15 minutos e raramente ultrapassa os 20 minutos de duração. Isso acontece porque é praticamente impossível manter a intensidade por um longo período de tempo ― e isso nem é recomendável. O treino intervalado tem o período curto, porém efetivo, e é essa sua principal particularidade em relação aos demais.

2. Queima de gordura acentuada

Associado a uma boa dieta, o treino intervalado resulta em uma queima de gordura bastante satisfatória. Isso acontece principalmente por conta do gasto calórico que esse exercício estimula no nosso corpo com a alta intensidade. Por isso, de forma geral, em poucas sessões já é possível observar uma diferença sensível na diminuição do percentual de gordura corporal.

3. Aceleração do metabolismo

A aceleração do metabolismo também é um benefício que o treino intervalado proporciona. Em razão da alta intensidade, o corpo sofre um “estresse metabólico” muito alto. Os benefícios de um metabolismo acelerado são aumento da energia e facilidade maior para queimar gordura em movimento ou em repouso.

4. Aumento no condicionamento físico

O aumento no condicionamento físico e construção de músculos em pouco tempo é outro ponto positivo do treino intervalado (algumas pessoas notam esse benefício logo nas primeiras sessões de treino).

Isso acontece devido à alta intensidade do treino intervalado, que exige mais do corpo e o condiciona de forma mais rápida também. Para pessoas que desejam melhorar o rendimento esportivo, essa metodologia pode ser a escolha ideal.

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