A corrida é um dos exercícios básicos para se manter em forma, queimar calorias, além de ser um esporte bastante popular e praticado por pessoas de diferentes idades.

Por ser uma atividade aparentemente simples, é comum o pensamento de que ela não precisa de orientação especializada. Porém, é fundamental praticá-la de maneira correta, com atenção, principalmente, à postura na corrida para evitar lesões no corpo e melhorar o desempenho do atleta.

Neste post selecionamos 5 dicas para você não errar na hora de correr. Veja:

1. Aquecimento

O aquecimento é essencial para preparar o corpo antes de qualquer atividade física. Portanto, faça uma corrida bem leve para aumentar a frequência cardíaca ou mesmo uma caminhada com passos mais acelerados por cerca de 10 minutos.

Isso será o suficiente para aquecer os músculos e prepará-los para o período de treino.

2. Alongamento

É recomendável que o alongamento seja feito depois de se aquecer corretamente. Nessa etapa, alongue dos braços, ombros, quadril, costas e pernas.

Mas atenção: não exagere nesses exercícios para não ter dores musculares. É muito importante conhecer seus limites e respeitá-los.

3. Os problemas causados pela má postura na corrida

A má postura na corrida ocasiona um desgaste excessivo na área da tíbia e dos joelhos. O impacto de cada passo com a postura errada pode prejudicar também coluna e pés.

Se você sentir qualquer tipo de incômodo ao correr, passe por uma consulta com um ortopedista.

4. A postura correta

Para correr de forma preventiva contra lesões e ainda ter um ótimo desempenho, o primeiro a se fazer é manter a atenção quanto à posição da coluna. Ela deve estar ereta, com leve inclinação para frente.

Os braços fazem os movimentos inversos dos membros inferiores, para frente e para trás, com os punhos cerrados, passando sempre na altura da cintura.

Os joelhos sempre devem estar levemente flexionados quando for receber o impacto das passadas e quando for dar o próximo passo. Para isso, flexione-os, aproximadamente, a 90 graus.

Além disso, faça o policiamento de seus movimentos para garantir a regularidade deles ao longo da corrida. É importante evitar erros durante essa mudança de postura para que ela seja realmente eficiente. Por isso, não corra com a coluna envergada para frente e lembre-se de elevar os ombros para que as passadas sejam mais descontraídas.

5. Vestimenta adequada

É fundamental que o tênis usado para correr seja confortável aos pés e que tenha boa absorção de impactos. Outro cuidado que se deve tomar é não confundir tênis de corrida com os de passeio, pois eles podem ser parecidos. Por isso, faça uma pesquisa para não ter problemas futuros.

A roupa escolhida para fazer a atividade física precisa ser leve e apropriada à corrida. Assim, sua vestimenta não reduzirá seus movimentos e ainda ajudará a ter uma boa performance.

Principalmente em dias de verão e sol forte, o uso de boné e filtro solar é indispensável para o bem-estar do atleta a fim de que não haja desidratação, queimaduras e mal-estar durante os exercícios.

Agora é só colocar em prática essas recomendações com bastante atenção à sua postura na corrida e à regularidade da atividade física. Aos poucos e com muita determinação, você conseguirá ultrapassar seus próprios limites, bem como melhorar sua resistência e seu rendimento.

Você já vem tomando cuidados com sua postura na corrida? Quer saber mais dicas sobre como se desenvolver melhor nos treinos? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades! Até a próxima!