Saiba quais as lesões mais populares em corredores

lesões mais populares em corredores

Correr é um esporte completo e um dos mais populares do mundo. E um dos aspectos mais motivacionais de sua prática é o acesso a competição. Mesmo entre amadores e pessoas que buscam apenas ter uma experiência de participar uma prova e conquistar sua medalha.

E na busca dessa evolução a cada treino, existem algumas lesões mais populares em corredores que acabam limitando a atividade. Em muitos casos, essas dores podem afastar de forma temporária ou definitiva o corredor da modalidade.

No post de hoje, você vai saber quais são essas lesões. Por que elas aparecerem com tanta frequência? Como tratar e o que fazer para evitá-las? Continue a leitura e fique por dentro dos detalhes da corrida para praticá-la sempre com segurança.

Lesões mais populares em corredores

Tendinite patelar

A tendinite patelar é uma síndrome caracterizada por uma dor no joelho que evolui rapidamente para uma situação crônica, aparecendo ao subir escadas, cruzar as pernas e, obviamente, ao correr. Ela é causada principalmente pelo exercício físico feito de modo exagerado e falta de alongamento. O alto volume de quilometragem nos treinos também é um fator determinante.

Para evitar esse desconforto, é importante treinar em superfícies em que o impacto seja mais leve, fazendo sempre alongamentos e aquecimentos específicos antes de realizar a atividade. Além disso, fortalecer sua musculatura, corrigir posturas, treinar sem exageros e usar um tênis adequado para sua pisada.

O tratamento para a tendinite consiste em sessões de fisioterapia e no uso de medicamentos prescritos pelo médico.

Fascite plantar

Essa é uma das lesões mais populares em corredores, principalmente naqueles que praticam a corrida de rua e treinam em terrenos irregulares. A complicação consiste na inflamação da fáscia plantar, que é o tecido que cerca a planta do pé. Os esportistas que sofrem com a fascite plantar apresentam fisgadas na planta dos pés que precisam ser avaliadas e tratadas por um médico ortopedista.

Além de correr em terrenos irregulares, o aumento de peso, erros de pisada nos treinos e alteração da forma dos pés também podem ser responsáveis pelo aparecimento dessa lesão.

Síndrome do trato iliotibial

O trato iliotibial é uma banda feita com tecido fibroso localizada na lateral da coxa. A lesão nesse local é comum em corredores, ciclistas ou esportistas que realizam atividades que contenham flexões repetidas dos joelhos.

O que causa essa síndrome é a fricção em excesso da região. Pode ocorrer com frequência em quem possui encurtamento muscular, por exemplo. A má postura ao praticar o exercício, quando a corrida é praticada em terreno angulado, ou tênis mais desgastados, podem ajudar na lesão.

A lesão causa muitas dores e inflamação na região do joelho. Além disso, quem sofre com a condição pode apresentar hipersensibilidade na região do fêmur e sensação de queimação quando o joelho é flexionado ou estendido.

Dor no quadril

Se durante a corrida você já sentiu uma pequena fisgada no quadril, fique tranquilo. Mas se ela persistir, é melhor procurar um médico. A dor no quadril pode ser um simples desconforto, o que é normal quando se pratica um exercício mais intenso. Mas também pode significar uma sobrecarga na região, provocando uma tendinite no músculo glúteo médio.

Essa não é uma das lesões mais populares em corredores. Porém, pode acontecer por um abrupto aumento de carga de exercício sem a preparação exigida. Ou seja, é comum naquelas pessoas que correm somente aos finais de semana. Por isso, os músculos e articulações têm dificuldade em se acostumarem com a intensidade e carga do exercício.

Para evitar esse problema, é importante seguir o planejamento de treino e respeitar o tempo de recuperação entre uma corrida e outra.

A maioria das lesões populares em corredores pode ser evitada com uma boa alimentação, melhor escolha do tênis e respeito a seus limites, sem extrapolar a intensidade dos exercícios. Também é importante visitar regularmente um médico para prevenir e praticar a corrida com saúde!

Caso queira ter informações ainda mais detalhadas sobre as lesões que mais atingem os corredores, temos um ebook GRATUITO para você sobre o tema (para baixar, basta clicar AQUI)

E você, faz parte de alguma assessoria esportiva que o orienta nessas lesões? Já sofreu alguma dessas? Escreva sua experiência nos comentários!

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!