O que você precisa saber antes de sua primeira maratona?

sua primeira maratona

Se você está lendo essa matéria, é porque está cogitando a possibilidade de encarar sua primeira maratona.  E nesse desafio, saber exatamente os melhores passos, estratégias, com certeza ajudará a dar confiança e seguir no caminho certo para enfrentar os temíveis 42.195m.

E como sempre temos coisas a aprender, separamos os principais pontos que você deve conhecer para sua primeira maratona.

 

É sua primeira maratona? Tenha tempo para se preparar 

Esse é um dos pontos mais importantes quando falamos de sua estreia na distância. De nada adianta ter potencial se você não tiver tempo suficiente para treinar.

E quando falamos de tempo, se refere tanto a disponibilidade de horas para treinar durante a semana quanto os meses de antecedência destinados para seu treinamento de corrida.

Para sua primeira maratona, sugerimos que destine ao menos 20 semanas para sua preparação, além de já ter experiência em distâncias menores, como a meia maratona.

 

Tente não se cobrar em relação à performance na corrida

Para quem tem o hábito de participar de corrida de rua e resolveu encarar a maratona, é muito comum projetar o tempo de conclusão. Mas deve-se tomar muito cuidado, pois a inexperiência na distância acaba dificultando análises de tempo num primeiro momento.

Por isso, antes de projetar em quanto tempo deseja concluir a prova, veja como está respondendo a treinos em distâncias nunca experimentadas. Às vezes, os resultados podem surpreender, de forma positiva ou negativa.

Não projeta nenhuma meta de tempo na maratona? Melhor ainda! Isso ajuda a reduzir a pressão psicológica durante os treinos e no decorrer da preparação.

 

Não consegue fazer sua primeira maratona sub 5h? Repense

Sabemos o quanto essa sugestão é polêmica, já que o tempo limite para conclusão da prova é, em média, de 6 horas. Mas essa avaliação sem dúvida é necessária, pois pode ser um indicativo que você ainda não está preparado para a distância.

Analisar o potencial de velocidade média e técnica na corrida, além de fazer ajustes na postura e alimentação, sem dúvida são pontos a considerar antes da decisão.

Correr acima de 5 horas é extremamente sofrido para o corpo, e pode ser traumático, caso esses requisitos citados não tenham sido trabalhados em toda plenitude. Não confunda superação com irresponsabilidade.

Ainda pode melhorar velocidade? O fortalecimento não está em dia? Sofre muito em distâncias maiores? Está acima do peso? Tudo isso deve estar alinhado antes de encarar sua primeira maratona e, em alguns casos, adiar um pouco o sonho.

 

Aprenda a ouvir seu corpo durante a preparação 

Quando mencionamos a experiência prévia em distâncias menores, tem relação direta com “ouvir” melhor o corpo.

Durante a preparação para essa que é distância mais tradicional na corrida, pode haver queda de resistência imunológica, dores articulares e cansaço excessivo.

Nesse cenário, saber ouvir o corpo e descansar, em determinados momentos, pode ser a chave para manter-se saudável durante toda sua preparação. Afinal, você não quer que uma lesão na corrida atrapalhe esse grande desafio, não é mesmo?

Mas não confundam desgaste com preguiça, fechado?

 

Organize sua rotina alimentar e atividades complementares 

Não se alimentar adequadamente, deixar a desejar no fortalecimento muscular, não se hidratar corretamente, são situações até comuns em distâncias menores durante a preparação, ou mesmo na prova.

Porém, quando falamos de maratona, é diferente. A ausência de uma programação alimentar e muscular adequada com certeza pode se transformar em consequências desastrosas.

Não tem jeito. Quer estrear com o pé direito em sua primeira maratona? Procure um nutricionista para alinhar sua alimentação e um treinador para adequar seus treinos de fortalecimento para a distância.

 

Treine com uma assessoria esportiva 

Para uma preparação organizada, planejada, e buscando reduzir ao máximo possível à chance de erros, uma assessoria esportiva é fundamental!

Através de treinos voltados a sua necessidade e característica, você conseguirá projetar, junto com seu treinador, o começo, meio e fim de sua jornada rumo a sua primeira maratona.

Além disso, você terá contato com pessoas que já vivenciaram a distâncias. Isso trás ainda mais inspiração e possíveis dicas para vencer esse desafio.

Gostou das dicas para sua primeira maratona? Já decidiu qual irá fazer? Compartilhe com a gente!!

E venha para um novo jeito de treinar corrida. Conheça mais sobre a Pacefit Running & Performance

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!