A corrida é um esporte que nos desafia a sempre conquistar melhores resultados. Quem já corre sabe que melhorar a performance pode não ser tão fácil, pois é preciso prestar atenção aos detalhes e buscar sempre se superar a cada treino. Para isso, um dos fatores essenciais são as técnicas de respiração usadas durante o exercício. Elas podem te ajudar a correr mais e melhor, fazendo com que você alcance os seus objetivos rapidamente.

Ao falar sobre técnicas de respiração, engana-se quem pensa que basta respirar adequadamente para conseguir um bom desempenho. Mais do que isso, é preciso ter técnica e seguir algumas dicas importantes, que você poderá conferir agora em nosso post!

Treine regularmente

É a frequência com que você realiza o exercício que o ajudará a ter mais fôlego na sua rotina como corredor. A regularidade ajuda seu corpo a se acostumar com o esporte, fazendo com que o esforço progressivo seja notável, porém, não o prejudique. Aumentar o tempo de corrida exige uma grande capacidade aeróbia, que só é conquistada com a prática frequente desse tipo de exercício.

Utilize técnicas respiratórias

Aquele momento pré-largada em que você fica preocupado e ansioso para começar, pode atrapalhar seu desempenho na prova. Em estado de ansiedade, o corpo começa a enviar sinais de falta de ar para o cérebro, que acelera a respiração, fazendo você ficar ofegante.

 

Utilize técnicas respiratórias

Esse é o tipo de respiração mais indicado para os corredores, que precisam prestar atenção no intervalo de cada ciclo (inspiração e expiração) e como ela está sendo feita. A respiração diafragmática é a mais indicada, pois faz com que os pulmões captem uma maior quantidade de ar.

Para executá-la perfeitamente durante os treinos de corrida, é preciso praticar antes em casa. Para isso, é preciso deitar-se no chão e colocar uma mão no peito e outra na barriga. Ao inspirar, faça com que o ar seja levado apenas ao abdômen, elevando a mão que está sobre ele. Ao expirar, diminua a barriga e leve o ar para o peito.

 

Controle a entrada e a saída do ar

Enquanto você estiver correndo, é importante controlar a entrada e a saída do ar para que a respiração não fique demasiadamente acelerada, causando cansaço excessivo. 

Cultive hábitos saudáveis

Não é preciso citar que o cigarro é o grande inimigo de quem quer aumentar a performance nas pistas de corrida. O vício diminui a capacidade respiratória, impedindo que os alvéolos pulmonares cumpram a sua função — que é absorver oxigênio —, o que pode ser um problema para ganhar fôlego na hora de correr.

As técnicas de respiração podem ajudar você a se acalmar nos momentos de mais ansiedade, além de darem um gás em sua corrida. Por isso, ela é tão importante e precisa ser praticada mesmo nos dias de folga. Dessa forma, você ajudará o seu corpo a se cansar menos e conquistará melhores resultados.

E então, gostou das nossas dicas sobre técnicas de respiração? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário!