Como escolher o melhor tênis para corrida e evitar lesões?

Muito se fala do melhor tipo de tênis para corrida. Se a pisada for pronada, um modelo pronado, e o mesmo vale para os outros dois tipos de pisada: Supinada e Neutra. Com tantas opções, uma pergunta acaba sendo muito comum e recorrente: Como escolher o melhor tênis para corrida?

Mas em primeiro lugar, temos que definir e entender melhor cada tipo de pisada, como avaliar, e outros fatores que podem influenciar na pisada e levar a uma avaliação errada e possíveis lesões em corredores.

 

Corredor Pisada Pronada

Esse tipo de pisada, é o mais encontrado na população de uma forma geral. Podemos verificar um desabamento do arco plantar levando o pé a ficar plano (pé chato).

 

Corredor Pisada Supinada

Esse tipo de pisada é encontrado mais naquelas pessoas com o pé cavo (aumento do arco plantar) fazendo com que a pessoa pise mais com a parte de fora dos pés.

 

Corredor Pisada Neutra

Com todas as alterações que podemos encontrar nas pessoas, esse tipo de pisada não é tão comum. Nessa pisada o indivíduo divide adequadamente todo o peso do corpo nos pés.

Podemos avaliar o tipo de pisada de diversas formas, das mais simples até a mais sofisticada forma de avaliação (que no caso, seria sempre a indicada).

Em geral, nas lojas de calçados especializados, encontramos alguns métodos como avaliação visual estática ou dinâmica utilizando esteiras. Em outras lojas chegam a utilizar o podoscópio ou o baropodometro, ambos aparelhos servem para demonstrar aonde existe os maiores pontos de pressão no pé, definindo assim a pisada de cada pessoa.

O grande erro na definição de uma pisada está em olhar apenas para os pés. Uma alteração da pisada pode estar diretamente relacionada a alterações de flexibilidade e força nas coxas, nos quadris e tronco.  Assim, comprar um tênis inadequado, muitas vezes de alto custo, pode levar a lesões. Isso porque altera a verdadeira forma que a pessoa pisa, impactando na técnica.

 

Dicas finais para escolher seu tênis para corrida

  • Antes de comprar um tênis, realizar uma avaliação com um fisioterapeuta e/ou educador físico;
  • Procure assessoria especializada para ajudar você em seus treinamentos;
  • Na dúvida, compre sempre um tênis com pisada neutra. Ele irá se adaptar melhor e não irá expor a pessoa a lesões;

 

André Nogueira Ferraz é fisioterapeuta, mestre em reabilitação e faz parte da clínica esportiva ClubFisio (www.clubfisio.com.br).

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!