Treinamento de corrida: 5 dicas para correr na chuva

5 dicas para correr na chuva

Uma situação comum para os corredores durante seu treinamento de corrida é se deparar com o tempo chuvoso em dias de treino. Porém, para os amantes do esporte, as condições climáticas não são barreiras capazes de impedir as corridas. Afinal, é melhor manter a rotina de treinos e correr na chuva do que perder a forma adquirida.

Mas, embora a paixão por correr seja maior que um tempo ruim, alguns cuidados são importantes para treinar na chuva. Então, prepare-se, porque separamos aqui algumas dicas para você correr na chuva, mas com segurança.

1. Dicas para correr melhor na chuva: atenção aos raios

É claro que a chuva não pode impedir você de treinar, mas é preciso considerar como ela está. Por isso, uma das dicas para correr na chuva é quando ela está fraca, e não em dias de tempestades.

Nada de correr em lugares muito abertos, principalmente se houver incidência de raios. Em áreas abertas, as cargas elétricas tendem a concentrar-se em objetos pontiagudos, tornando-os condutores elétricos intensos. Por isso é importante não correr nessas condições, pois a pessoa atua como uma ponta direcionada para o céu, atraindo mais os raios.

Embora a determinação seja fundamental, sua segurança deve ser colocada em primeiro lugar. Se puder, opte por fazer seu treinamento de corrida na esteira ou algum local fechado.

2. Use roupas especiais para correr na chuva

É importante ficar atento com as roupas que serão usadas para que elas não atrapalhem a corrida. Dê preferência para roupas leves na corrida. Impermeáveis e de fácil secagem.

Algumas pessoas escolhem blusas e calças de moletom para se aquecerem. Porém, essas peças, que já são pesadas, ficam ainda mais quando estão molhadas. Além de dificultar seu desempenho na corrida , o tecido molhado irá resfriar o seu corpo, podendo trazer calafrios e, em situações de clima muito frio, levar até a um quadro de hipotermia.

Evite roupas feitas de algodão, principalmente as meias. O algodão encharca facilmente e aumenta o atrito do tecido com a pele, causando bolhas e assaduras. Não gosta de correr com camisetas de manga longa ( algo bem comum entre corredores )? Usar manguito ou uma camiseta segunda pele é uma excelente solução.

Lembre-se também de nunca deixar a roupa molhada secar no corpo para não prejudicar o seu sistema imunológico. O ideal é secar-se com uma toalha e vestir roupas secas logo após a corrida.

3. Fique atento onde pisa

O tênis que você usa também merece bastante atenção em dias de chuva. Existem modelos próprios para correr na chuva, que possuem sistema de escoamento de água. Além disso, uma das dicas para correr na chuva mais importantes é escolher um tênis de corrida que contenha os chamados grips (Mini ganchos na sola), que também ajudam na estabilidade .

Caso não tenha um par desse tipo, os tênis ideais são os de uso habitual para correr. Porém, é importante secá-los após o treino para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Os cadarços também costumam ficar mais escorregadios e se desamarram mais facilmente. Para que eles não se soltem, basta dar dois nós apertados ao amarrar.

Além dos cadarços, a pista molhada também fica mais escorregadia. Por isso, a atenção deve ser redobrada, especialmente em descidas, quando o impacto de cada passada é maior e escorregões são comuns. Nesses casos, diminua a velocidade e cuide da postura.

4. Não dispense equipamentos adicionais

Um dos problemas de se correr na chuva são os pingos que caem diretamente nos olhos. Naturalmente, a tendência é abaixar a cabeça para evitar que a chuva atrapalhe a visão.

Porém, isso é um grande erro. Além de impedir a visão do que está à frente, com o tempo, essa postura pode ser prejudicial à coluna, causando dores no local.

Recomenda-se o uso de óculos, bonés ou viseiras para que a água não incomode. Outra opção também são agasalhos com touca. Hoje o mercado de tênis também têm opções impermeáveis. Ou seja, muitas opções para que possa treinar com toda segurança.

5. Dicas para correr na chuva: Não deixe de hidratar

Engana-se quem pensa que pode se descuidar da hidratação na chuva.  Uma das principais dicas para correr na chuva tem a ver com a hidratação.

Embora seja mais refrescante correr sob a chuva, o corpo precisa repor o líquido que perdeu. O ideal é sempre levar uma garrafinha de água e tomar cerca de 100 a 200 ml a cada 15 minutos de corrida.

Correr na chuva não faz mal, como algumas pessoas dizem. Desde que as precauções acima, associadas a uma alimentação correta, sejam levadas a sério.

E então, se gostou dessas dicas para correr na chuva, deixe um comentário logo abaixo.

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!