Para os amantes do esporte, correr no frio não é nenhum empecilho. Afinal, a prática de exercícios físicos tem uma grande importância para a manutenção de uma vida mais equilibrada e saudável. 

Além disso, treinar em baixas temperaturas pode potencializar os bons resultados das atividades físicas e trazer diversos benefícios para o organismo.

Acompanhe o conteúdo a seguir e saiba quais são as vantagens de correr no frio. Assim, você terá ainda mais ânimo para realizar a atividade! Confira:

Melhora a resistência

Um dos grandes diferenciais de correr em temperaturas mais amenas é que a prática vai te ajudar a melhorar a resistência, fortalecendo, inclusive, a musculatura. De forma geral, você vai conseguir melhorar, bastante, o condicionamento físico. 

Mas não é só isso. Você também terá mais satisfação em realizar a atividade, uma vez que a transpiração diminui bem nas baixas temperaturas. Em outras palavras, você suará menos, deixando o exercício ainda mais agradável.

Para tornar o momento melhor e mais animado, que tal realizar o treinamento acompanhado?

Intensifica a perda de calorias

Outro ponto vantajoso é a questão da queima de calorias. Correr no frio faz com que o seu corpo necessite de mais energia para se aquecer, aumentando, assim, o seu metabolismo. 

Isso significa que o seu organismo está gastando mais calorias, fator que ajuda a eliminar aqueles quilinhos extras indesejados. Mas, lembre-se de que é necessário também apostar em uma alimentação equilibrada, que proporcione o devido pique para correr. 

Combate o mau humor

A exposição do corpo à luz do sol promove a produção de dopamina, serotonina e melatonina pelo organismo, o que interfere positivamente no humor, além de proporcionar mais energia. 

Não à toa, em períodos mais frios é normal ficar mais rabugento e sem disposição. No entanto, esse cenário pode mudar quando se pratica algum esporte, inclusive a corrida. 

Ao praticar esportes, o seu corpo produz endorfina, que é responsável por promover o bem-estar. Por isso, é importante realizar regularmente alguns exercícios físicos — independentemente de quais sejam. 

Atenção aos cuidados necessários

Evite correr em horários secos

Não há dúvidas que correr no inverno é altamente vantajoso. Entretanto, para obter o resultado esperado é preciso ficar atento em relação à certas questões. 

Tenha em mente, nesse aspecto, que o mais recomendado é se exercitar antes das 9h ou depois da 17h, evitando, assim, as massas de ar seco. Além do mais, mantenha-se sempre hidratado. 

Não pule o aquecimento

Outro ponto muito importante diz respeito ao aquecimento, que deve sempre ser feito antes de iniciar a corrida. Em temperaturas mais baixas, o ideal é aumentar o tempo dedicado a essa parte do exercício.

Vale destacar, também, a importância de evoluir gradativamente a intensidade da corrida. Esse simples cuidado pode prevenir lesões — uma vez que a sua musculatura estará mais preparada. 

O frio não é justificativa para ter uma vida sedentária — até porque o tempo mais ameno oferece diversas vantagens à prática de exercícios. Não se esqueça, ainda, de que o esporte pode ajudar a aliviar as tensões do dia a dia, contribuindo com a manutenção de uma rotina mais harmoniosa. 

Agora, é a sua vez. Conte para nós porque você gosta de se exercitar no frio! Entre as vantagens de correr no inverno, que te motiva mais? Compartilhe conosco a sua opinião!