Um belo dia você resolve que irá começar (ou retomar) aquele projeto de começar a correr. E para aumentar sua motivação, nada como um amigo / família / parceiro te acompanhando e dando força para que essa nova fase vingue, correto? Nem sempre. Treinar corrida em dupla pode ser um grande desafio.

Em muitos momentos de nossa rotina, ter uma pessoa ao lado é uma excelente forma de se estimular a ter mais disciplina, motivação e regularidade. Mas em outras, pode jogar contra. 

Por isso, preparamos para você um levantamento das principais vantagens e desvantagens de treinar corrida em dupla. 

VANTAGENS

Aumenta o compromisso com o treino de corrida 

Saber que uma pessoa está te esperando para treinar aumenta seu compromisso e responsabilidade nos treinos. Afinal, sua ausência criaria consequências não somente para você, mas para outra pessoa, e isso acaba pesando na hora de sabotar uma sessão de treino. 

Combate o comodismo

Muitas vezes, quando estamos sozinhos, temos uma tendência natural de não nos desafiarmos tanto, seja em cargas (em treinos de força) ou em kilometros / Pace ( no caso da corrida). 

Treinar corrida em dupla ajuda na superação, pois o fator competitividade tem um peso importante. 

Mais diversão na corrida

Nem sempre estaremos dispostos ou animados para treinar. Nessas horas, ter uma companhia a seu lado pode ajudar muito seu treino a ficar mais “leve” e divertido. E se o treino não for aquele dos seus sonhos, não tem problema. Já diz o ditado: o pior treino é aquele que não acontece.

DESVANTAGENS  

Conversa excessiva 

Sim. A afinidade fora dos treinos muitas vezes desvia a atenção do objetivo principal, e faz com que um dia de treino tenha a mesma conotação de uma cerveja num barzinho. Ou seja, pouca concentração e muito bate papo. 

Falta em cadeia 

Treinar corrida em dupla deve ser uma possibilidade, não uma obrigação. Se o amigo / família / parceiro não pode ir naquele dia, não quer dizer que você não deva ir também. 

Sabotar o treino nesses casos é muito comum (não deveria). Lembre-se: a companhia é uma motivação a mais, não uma muleta.

Diferenças na evolução na corrida 

Você está correndo melhor e mais rápido que sua companhia, mas tem que frear sua evolução em prol de manter o treino em dupla. Isso é mais comum que se imagina e perigoso, pois o contrário pode acontecer, forçando a treinos acima da sua capacidade atual. 

Conheça mais sobre os serviços da Pacefit em www.pacefit.com.br