Participar de uma competição importante é o sonho de qualquer atleta. Porém, quando a ansiedade, o estresse e a adrenalina se misturam, parece que o lugar mais alto numa subida fica mais distante.

De fato, as corridas em ladeiras proporcionam todos esses ingredientes aos atletas, mas, quando eles estão preparados, o desafio é mais fácil de ser superado.

Quer descobrir como melhorar seu treino de corrida e ter sucesso em ladeiras? Então, continue acompanhando nosso artigo!

As provas

Antes de sair correndo pelas ladeiras da sua cidade, é importante entender a diferença desse tipo de treinamento em relação aos que você está acostumado a praticar diariamente.

As corridas em subidas ou descidas possuem características específicas e não podem ser realizadas de qualquer forma. Engana-se quem pensa, por exemplo, que basta correr muito rápido para vencer uma prova na descida. Pelo contrário, aqui, o atleta precisa ser cauteloso para ter fôlego até o final da competição.

Já nos treinos de subida, a adaptação às novas sobrecargas poderá ser mais complicada. Geralmente, um corredor demora cerca de dois a três meses para se acostumar com o nível de exigência da prova.

O treinamento

Neste tipo de competição, são muitos obstáculos que você encontrará pelo caminho. Por causa disso, mantenha um bom condicionamento físico. Treine, de preferência, semanalmente em uma ladeira. Não exagere! Caso contrário, terá mais chances de se lesionar, uma vez que a alta carga do treinamento afeta os músculos e articulações.

Exercícios de musculação são a melhor saída. Recomendamos treinos de panturrilha (flexão plantar) tanto em pé como sentados. Agachamentos e variações (livre, simultâneo, unilateral, em movimento, estático) também trazem excelentes resultados.

Reserve um espaço na sua agenda para essas atividades. O número de treinos pode variar entre duas a três vezes na semana. A quantidade certa dependerá do seu estilo de vida e nível de condicionamento, além do histórico de treinos com essa característica. .

Os cuidados com a saúde

Nunca é demais lembrar: o aquecimento adequado é determinante para o seu melhor desempenho em provas de ladeira. Em caso de sol forte, não se esqueça também do protetor solar. Quando você consegue aliar qualidade de vida e um bom condicionamento físico, certamente a sua chance de chegar entre as primeiras colocações será maior.

O tênis adequado

Provavelmente, você já ouviu falar como a amarração correta do tênis é fundamental para a sua performance. Com ela, seu pé ficará mais firme e não escorregará, especialmente durante as descidas. Mas, como amarrá-lo corretamente?

Simples! Primeiro, coloque o cadarço em “zigue-zague” pelos furos e pela “lingueta” do tênis, como estamos acostumados a fazer. Depois, passe as pontas do cordão entre o espaço dos dois primeiros furos. Por fim, termine a amarração naturalmente. Se preferir, dê dois laços.

Essa famosa técnica foi apresentada pelo jornalista e ultramaratonista Rodolfo Lucena, em seu livro “+Corrida”.

A melhor postura para subidas

Muitas vezes, quando subimos ladeiras, parece que a linha de chegada nunca termina, não é mesmo? Para evitar esse drama durante a prova, evite olhar para o chão e mantenha seus olhos em um ângulo de 45º.

Com relação à pisada, faça uma elevação maior nos joelhos. Isso é muito importante para não entrar com a ponta do pé no solo, mas, sim, com a planta.

Vale lembrar mais dois detalhes importantes: a boa movimentação dos braços e o corpo projetado para frente facilitam a impulsão. Portanto, treine sua postura para vencer a competição.

A melhor posição para descidas

Para as descidas, não jogue os troncos para trás. Deixe-os com uma pequena projeção à frente. Além disso, evite frear o tronco com os calcanhares. Neste caso, o mais indicado é manter a entrada do antepé ao solo.

Ufa! Percebeu que correr em ladeiras não é tão simples como parece? Para facilitar seu treino de corrida, invista em uma assessoria esportiva, assim você saberá as melhores técnicas para esse tipo de competição.

Surgiu alguma dúvida sobre o treino de corrida? Então, compartilhe conosco a sua pergunta nos comentários abaixo!