Treino intervalado HIIT: saiba quais os benefícios para corredores

Todo corredor, por mais que tenha a prática dessa atividade física como um hobby, busca melhorar a sua performance constantemente. Mesmo que nossa corrida não seja profissional, sabemos como é bom conseguir superar limites pessoais, não é mesmo?

E o desempenho em uma corrida, independentemente do trajeto, depende de como a sua rotina de exercícios é personalizada. Em alguns casos, trabalhar com treinos de alta intensidade pode auxiliar na melhora do desempenho em corridas mais longas, que têm a resistência como principal fator. Por isso, te apresentamos, em nosso artigo de hoje, como o treino intervalado HIIT pode ser benéfico para você. Confira!

O que é o treino HIIT?

HIIT é uma sigla inglesa para High Intensity Interval Training, que significa, em português, treino de alta intensidade intervalado.

A ideia desse modelo de treinamento, como o próprio nome diz, é trabalhar o corpo com exercícios curtos, mas de alta intensidade. É um método derivado do protocolo Tabata, desenvolvido pelo especialista japonês de mesmo nome que constatou, por meio de estudos práticos, que os treinos de alta intensidade surtem mais efeitos quando comparados com os mais longos.

O HIIT é um modelo de treino que pode ser realizado tanto por atletas de elite quanto por aqueles que não possuem tanta experiência com as corridas. Como a intensidade é o que define o protocolo, pode ser adaptado para quem precisa de uma maior intensidade para gerar o desgaste, mas, também, para quem, com menos esforço, atinge sua alta intensidade.

Quais as vantagens de optar pelo HIIT?

Depois de te explicar como o treino HIIT intervalado funciona, a seguir, mostramos as principais vantagens de adaptá-lo à sua prática física:

1. Proporciona máxima eficiência

Como comprovado pelo PHD Izumi Tabata, focar na intensidade dos exercícios traz um maior resultado de performance em comparação a um protocolo mais volumoso. É nesse sentido que se destacam os treinos HIIT.

Além disso, é mais fácil de encaixar na rotina um treino que pode ser realizado em 15 ou 20 minutos.

 

2. Melhora a saúde cardiovascular

Os treinos mais longos costumam ter um impacto na sua saúde cardiovascular. Porém, os de alta intensidade conseguem te trazer um resultado melhor ainda, já que colocam o seu corpo próximo do limite.

Quem já fez esse tipo de treino, mesmo sem saber o que é um HIIT, reconhecerá aquela sensação do coração batendo com força total, parecendo que vai explodir e sem conseguir respirar direito.

3. Pode ser feito em qualquer lugar

A metodologia HIIT é altamente prática, o que garante que pode ser executada em qualquer espaço. Não possui aparelhos? Faça o HIIT correndo. Não tem espaço para correr? Agachamentos, polichinelos e flexões dão conta do recado! O importante, nessa modalidade, é trabalhar o seu corpo na maior intensidade.

Se você é daqueles que fica entediado com treinos constantes, pode incorporar exercícios como natação, pedalada e pular corda. Isso varia o seu modelo de treino e garante a sua motivação.

E então, pronto para começar a praticar o treino intervalado HIIT? Quer ficar por dentro de todos os tipos de treinos e receber mais dicas sobre corrida, performance e saúde? Curta nossa página no Facebook e nos acompanhe por lá!

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!