Meia de compressão melhora a corridaMeia de Compressão: Será que realmente funciona?

Em qualquer esporte, na busca pela melhoria da performance, o refinamento está cada vez maior. No caso da corrida, alguns investem na alimentação, outros em novos métodos de treino, e nos últimos tempos tenho notado um aumento significativo do uso da meia de compressão..

Mas afinal, ela funciona?

O objetivo primário da vestimenta é proporcionar uma maior rigidez e estabilidade na região da panturrilha, além de estimular uma maior contração do músculo, favorecendo o retorno do sangue para todo corpo, e atenuando a fadiga e queda de performance decorrente da má circulação, muito presente após um desgaste cardio e muscular excessivo.

O que possibilita essa “mágica” é um componente principal presente na meia: o elastano. Ele é um tecido que, como o nome indica, funciona como um elástico para a panturrilha. Imagine um estilingue. Você coloca uma pedra, estica e solta. Nesse cenário, coloque a pedra como a circulação do sangue na região.

Mas a questão é: funciona? Atualmente, estudos recentes tem apresentado benefícios quase nulos durante a atividade e pequenas melhorias na recuperação no pós- treino (sim, ela também é muito sugerida como recuperação muscular).

Nesse cenário, o mais importante é: experimente e observe se ela lhe transmite uma sensação diferente em termos de rendimento e recuperação. Na briga entre a teoria e a comprovação científica, nada como a prática para ser o fiel da balança.