Em qualquer esporte, na busca pela melhoria da performance, o refinamento está cada vez maior. Temos novos suplementos, psicólogos para extrair o máximo da capacidade do atleta e dar confiança. Recuperação com alimentação específica e direcionada para cada momento.

Nesse cenário, a meia de compressão na corrida tem ganhado um destaque muito grande. Corredores de diversos níveis de performance tem vem relatando os benefícios que tem alcançado. Por outro lado, temos um grupo cético, que credita no efeito placebo a sensação de benefícios e resultados gerados pela meia.

Mas afinal, a meia de compressão na corrida funciona?

O objetivo primário da vestimenta é proporcionar uma maior rigidez e estabilidade na região da panturrilha, além de estimular uma maior contração do músculo. Essa ação permite um melhor retorno do sangue para todo corpo (conhecido como retorno venoso), atenuando a fadiga e queda de performance decorrente da má circulação, muito presente após um desgaste cardio e muscular excessivo.

 

O que possibilita essa “mágica” é um componente principal presente na meia: o elastano. Ele é um tecido que, como o nome indica, funciona como um elástico para a panturrilha. Imagine um estilingue. Você coloca uma pedra, estica e solta. Nesse cenário, coloque a pedra como a circulação do sangue na região.

 

Atualmente, estudos recentes tem apresentado benefícios quase nulos durante a atividade. Porém, no cenário de pós- treino (sim, ela também é muito sugerida como recuperação muscular) ela tem comprovado melhorias significativas na recuperação muscular, e também na redução de dores pós-treino.

 

Com essa discussão cada vez mais em evidência no meio esportivo, e o surgimento contante de aprimoramentos na meia de compressão, além de novos acessórios, o mais importante é: experimente. Observe o que ela lhe transmite de sensação diferente em termos de rendimento e recuperação. Na briga entre a teoria e a comprovação científica, nada como a prática para ser o fiel da balança.

Gostou dessa dica? Comente se tem o hábito de usar meias em seu treino e quais resultados tem alcançado.