Velocidade na corrida: Como posso melhorar?

velocidade na corrida

No universo da corrida, temos diversos perfis de corredores: aqueles que só querem terminar uma prova, quem não treina direito, quem só gosta de longas distâncias, dentre outros. Mas independente da característica, é raro encontrar algum que não queira melhorar sua velocidade na corrida.

Antes de tudo, é muito importante frisar: corredores iniciantes sempre terão mais facilidade em ganhar velocidade.  Porém, essa rápida melhoria se estende para qualquer outro objetivo que ele tenha (flexibilidade, força, equilíbrio), pois seu corpo, por não estar habituado aquele estímulo, ficará mais preparado para suportá-lo numa próxima sessão.

Já com corredores que praticam corrida há pelo menos 6 meses, é comum começar a sentir os primeiros sinais de estagnação nessa etapa do treino.

 

Velocidade na corrida: Como melhorar? 

Dificilmente nosso corpo gerará maior velocidade caso você não tenha o hábito de utilizá-la. Parece lógico, mas muitos corredores desejam melhorar sua velocidade e tempo sem treinar com maior intensidade. Dificilmente eles terão sucesso.

Por isso, separamos 6 pontos cruciais para quem tem como objetivo colocar sua corrida em outro patamar no quesito velocidade. Confira!

 

Treinos Intervalados

O Treino Intervalado tem um papel tão importante na melhoria da velocidade que fizemos uma matéria apenas sobre esse tema (Para acessar, clique AQUI).

Sua característica se dá por corridas de alta intensidade, seguidas por períodos de recuperação, caminhando ou correndo leve.

Quando você faz treinos intervalados, seu corpo irá vivenciar maiores esforços, adaptando você para conseguir suportar uma maior velocidade por mais tempo. Afinal, como diz o ditado: “mar calmo não faz marinheiro bom”, não é mesmo?

 

Fortalecimento Muscular

São raros os corredores que gostam de treinar fortalecimento para corrida, mesmo que esses treinos sejam mais específicos e com o uso de exercícios funcionais.

Porém, dificilmente um corredor conseguirá ganhar velocidade se não tiver um corpo mais forte, principalmente pernas. Uma musculatura bem trabalhada garante o adiamento da fadiga e também maior capacidade de gerar força, que está automaticamente ligada à velocidade.

A musculatura é como se fosse o motor de um carro: quanto mais fraco, menos ele conseguirá gerar velocidade e mais rápido acabará a gasolina (entenda-se energia, no caso dos corredores).

 

Melhore sua coordenação na corrida e voe baixo nos treinos 

Outra capacidade física que é pouco associada à velocidade na corrida. Melhorar a coordenação é um dos pontos mais importantes para um corredor ficar mais rápido.

Uma coordenação motora eficiente permite que o corredor possa ajustar a sua postura na corrida com muito mais facilidade. E quanto melhor for sua técnica na corrida, menor o desgaste e, consequentemente, maior potencial para desenvolver sua velocidade na corrida.

 

Educativos de corrida: Comece a fazer hoje 

Os educativos de corrida são exercícios específicos, que buscam simular movimentos considerados ideias para sua corrida. Eles são bem variados, e permitem ajustes bem direcionados para cada objetivo ou fraqueza que o corredor apresenta.

Skipping, Anfersen e Dribbling e Hopserlauf estão entre os mais conhecidos.

Treinando com frequência os educativos de corrida, o corredor consegue corrigir desequilíbrios do seu corpo em relação à atividade, usando o máximo potencial de todos os seus músculos.

 

Faça seus treinos de velocidade em grupo 

É do ser humano a busca por se desafiar. Seja no esporte, seja na vida. Quando treinamos em grupo e com pessoas que correm em maior velocidade, a tendência a suportar maiores intensidades aumenta.

Afinal, ninguém gosta de ficar para trás na hora de uma sessão de treinos de tiro (intervalados), não é mesmo?

Porém, deve-se tomar cuidado para evitar excessos, seguindo ritmos de treino muito acima do que você pode suportar. A ideia é acompanhar pessoas que corram mais rápido, porém tem ritmo similar ao seu.

 

Treine com uma assessoria esportiva 

Não basta apenas treinar com regularidade, variando intensidades e distâncias. Ter uma orientação específica, organizando os dias para trabalhar a velocidade na corrida, é fundamental.

Nesse quesito, a assessoria esportiva será de grande valia para evoluir em seus treinos!

E venha para um novo jeito de treinar corrida. Conheça mais sobre a Pacefit Running & Performance

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!