É fato: todos gostariam de ter a atividade física como um hábito, mas poucos conseguem. A buscar por começar a treinar e não parar é constante. Entre os objetivos de muitas pessoas,  está o desejo de cuidar do corpo e começar a praticar atividades físicas regularmente. Como você deve imaginar, a corrida está entre as mais populares.

Mas começar uma nova prática pode não ser tão simples quanto parece. Para não desanimar no meio caminho, veja agora 10 dicas para criar o hábito de correr e não parar mais!!

 

1. Dicas para criar o hábito de correr: Siga um programa de treino

Iniciar seus treinos com uma orientação específica sem dúvida faz toda diferença. Por isso, sua busca para criar o hábito de correr passa por seguir um programa de treinamento. Além de ajudar a se organizar melhor, pode ser fácil deixar a peteca cair e perder o ânimo para correr sem esse planejamento.

Acredite: com um programa, você consegue otimizar seus treinos e perceber os resultados com mais facilidade.

 

2. Seja regular na prática da corrida

Essa é uma das dicas para criar o hábito de correr mais importantes: Regularidade. Correr uma vez por semana pode não trazer resultado algum para o corpo ― sem contar que pode ser mais perigoso para o coração e ainda favorece lesões.

Seu organismo precisa receber os estímulos com regularidade para se adaptar à prática e, depois, começar a evoluir. Por isso, escolha alguns dias na semana e se esforce para não furar! Uma das dicas é evitar a cobrança de uma grande performance na corrida no início.

Não esqueça: Nessa fase, o mais importante é conseguir correr, independente se o treino não foi aquilo que você esperava. Em resumo: Melhor feito do que perfeito.

 

3. Faça a inscrição em uma prova

Estar inscrito para uma prova de corrida de rua sem dúvida trás aquele efeito de compromisso e também pressão para uma maior disciplina. Afinal, ninguém quer fazer feio quando está com milhares de corredores ao seu lado, não é mesmo?

Além disso, fica bem mais difícil desistir, já que surge aquela vontade de completar a prova e a responsabilidade de ir até  fim num objetivo. É uma meta mais palpável. Mas atenção: evite provas muito longas nesse início. Optar por distâncias menores (como 5 quilômetros) pode ajudar você a se sentir mais seguro e, ao final da prova, ficar motivada para fazer outras no futuro.

 

4. Respeite seu corpo

Se você sentiu uma fisgada ou qualquer tipo de desconforto, nada de ficar testando seus limites. A melhor atitude é parar, nem que seja por alguns minutos. Se o incômodo continuar por muito tempo, não deixe de procurar um médico especialista.

É também importante observar se essas dores não podem ser decorrentes do excesso de treinos nesse início. É muito comum, naquela empolgação e busca por resultados rápidos, que o corredor iniciante ou aquele que já treina e busca o hábito de correr, exagere na distância ou frequência de dias

E tem mais: não deixe de descansar caso se sinta fadigado ou com algum desconforto. Essa parada é fundamental para aumentar o seu rendimento e se restabelecer.

 

5. Monitore seu desempenho constantemente

Com tantas tecnologias hoje, você não tem desculpas para não monitorar seu treino. É possível analisar seu tempo por quilômetro, frequência cardíaca e vários outros pontos. Essa é uma maneira de perceber sempre que você conquista algum progresso e ficar ainda mais pilhado para manter a evolução.

Uma das opções mais usadas hoje em dia são os relógios para corrida. Além de fornecerem as informações mais importantes sobre sua corrida (pace, distância, batimento ), eles possuem grupos e corrida e amigos. Assim, você mantem a motivação lá no alto, interagindo com pessoas com o mesmo foco que o seu.

 

6. Não desista

Muitas pessoas começam a prática de atividades físicas e, depois de poucos meses, desistem. É sempre bom lembrar que as conquistas não são imediatas e é preciso ser persistente para sentir as mudanças no corpo.

O hábito de correr pode ser muito recompensador! Se fosse fácil e rápido chegar a resultados na atividade física, a rua seria uma passarela, não é mesmo?

 

7. Durma bem

Como falamos, o tempo de repouso também faz parte do treino. Portanto, invista e não abra mão de boas horas de sono. Faça desse momento um período de qualidade, pois assim seu corpo se recupera e, de quebra, fica ainda mais preparado para o próximo desafio.

Mas evite excessos. Para que o hábito de correr entre na sua rotina, com certeza ajustar seus horários para que não perca seus treinos por falta de tempo será muito importante. Caso tenha uma rotina muito atribulada, opte por treinar sempre pela manhã. Assim, o risco de faltar aos treinos diminui.

 

8. Envolva alguém nessa prática

Ter alguém motivado para correr com você é umas das dicas para criar o hábito de correr mais efetivas. Fica mais difícil cair no desânimo e se render à tentação do sofá. Portanto, convoque um amigo, parceiro ou parente ― o importante é movimentar!

 

9. Tenha outras alternativas

Muitos corredores preferem correr na rua, mas nem sempre é possível. Em dias muito quentes, frios ou com chuva, tenha uma alternativa para não comprometer o planejamento. Com flexibilidade e um plano B na cabeça, fica bem mais fácil manter a prática por meio dos treinos na esteira.

Outra alternativa também é fazer outra atividade. Mais do que correr, o importante é que permaneça sempre ativo. Não quer correr nesse dia? Sem problemas. Mas não fique parado!! Busque outra atividade para praticar.

 

10. Divirta-se com o hábito de correr!

Você começa correndo para cuidar da saúde (ou controlar o peso), mas, com o passar do tempo, certamente sentirá prazer em praticar a atividade. Então, saia para correr com a mentalidade de que está cuidando de si mesmo e aproveite para se divertir!

Seguindo essas 10 dicas para criar o hábito de correr que levantamos na postagem de hoje, vai ser mais fácil e agradável que você imagina.

 

Se você já tem alguém em mente para começar a correr ao seu lado, não deixe de compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Quem sabe ele não entende a indireta e fica empolgado também?

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