A maioria das pessoas “aparentemente” apoia mudanças.  Mas poucas de fato querem mudar. E quando falamos de atividade física, temos milhões de desculpas: falta de tempo, trabalho, família, cansaço…

De fato, a rotina de hoje em dia exige muito de nós.  Mas ao invés de trazer mais um milhão de desculpas para não treinar, separamos 10 motivos para você começar a correr hoje!!

 

Quer começar a correr hoje? Então caminhe 

Um dos maiores problemas na atividade física hoje ( e talvez em nossa sociedade ) é a busca por resultados imediatos. 

Você não vira um profissional qualificado para o seu trabalho, ou um exímio lutador de artes marciais da noite para o dia, correto? Com a corrida é a mesma coisa: ela é o passo final de uma transição, que deve começar na caminhada.

Ir aos poucos, de forma moderada, dará mais confiança para que cada treino seja melhor, e faz seu corpo se adaptar com mais facilidade, ajudando a incorporar a rotina e o prazer do treino.  

 

Busque informação para treinar melhor 

Quanto mais você realizar uma atividade física ou modalidade simplesmente porque disseram que é bom, dificilmente irá se disciplinar. 

Entender que começar a treinar não é fácil, impõe diversos obstáculos, e que ações complementares como uma boa alimentação, dormir adequadamente e treinar na hora certa, ajudam a entender a mudanças e o prepara melhor para as dificuldades. 

 

Feito é melhor que perfeito 

Seu treino do dia não foi tão eficiente? Achou que poderia ter rendido mais? Não se preocupe com isso nesse primeiro momento que está começando a correr. Nosso organismo entende os movimentos e irá, independente de um treino considerado ruim ou bom, gerar as adaptações que o farão evoluir. 

Por isso, mesmo sem o ânimo ou motivação necessária , não pule sessões de treino. Isso será fundamental para evoluir sua corrida e deixar você mentalmente mais forte a médio e longo prazo. 

 

Faça sessões mais curtas de treino de corrida 

Muitas vezes achamos que, para o resultado ser mais rápido, precisamos treinar sempre mais e mais. Não apenas para os mais condicionados, mas principalmente para os iniciantes, esse é um grande erro.

Iniciar por sessões mais curtas de treino irá exigir menos do seu corpo, deixando aquela sensação prazerosa que você poderia ter feito mais. Isso motiva inclusive para os próximos treinos. 

Então, nada de querer iniciar seus treinos de corrida com vários dias e sessões muito longas (maiores de 40, 50 minutos). Devagar e sempre, pois o caminho é mais importante que a velocidade.

 

Estabeleça metas para seu treino de corrida 

“Quero melhorar minha qualidade de vida”, “estou buscando reduzir meu stress”, ” estou querendo mais disposição”. Todos são motivos importantes para começar a correr. O grande problema é que estamos falando de objetivos difíceis de serem quantificados.

Nesse cenário, avaliar a evolução de seu treinamento sempre será mais complicado. Por isso, estabelecer metas, de preferências mais curtas num primeiro momento, é sempre a melhor alternativa. Quer começar a correr hoje? Estabeleça chegar a 10 minutos correndo direto em até 30 dias, por exemplo. Isso ajudará você a enxergar o progresso, o que é bem mais difícil quando você quer medir seu nível de redução de stress, por exemplo. 

 

Escolha apenas um horário para treinar 

Escolher um melhor horário para treinar não é tarefa fácil, ainda mais com a rotina das pessoas cada vez mais extensa, cheia de compromissos. Por isso, o ideal é treinar num local que me ofereça várias opções de horário, correto? Nem sempre.

Quando temos vários horários para treinar, alimentamos a ilusão de que, se não conseguimos treinar no horário estabelecido anteriormente, no próximo dará. Mas na verdade isso pode estimular a procrastinação e a ausência de rotina.

Treinar sempre na mesma hora irá habituar seu corpo e cotidiano, evitando faltas por conta da gama de opções.

 

Desafie alguém para o mesmo objetivo 

 

Ninguém gosta de perder um desafio, não é mesmo? Somos muito mais exigentes com nós mesmos quando participamos de alguma competição, disputa, ou algo do gênero.

Convidar alguém para encarar a mesma meta que você, e que tenha hábitos similares, pode levar a uma maior disciplina e regularidade.

Além disso, temos uma série de vantagens de treinar em dupla (confira matéria sobre o tema clicando aqui).

 

Siga perfis de redes sociais que o inspirem 

Ás vezes apenas a força de vontade não basta. A inspiração precisa estar presente. Acompanhar pessoas que tem um estilo de vida saudável, ou passam pelos mesmos dilemas e dificuldades que nós temos, mas continuam firmes no propósito, com certeza estimula a não desistir.

Seguir perfis em redes sociais como instagram ou facebook pode ser não apenas o impulso que precisa para começar a correr hoje, mas também para manter acesa a meta de manter a corrida na sua rotina. 

 

Coloque mais movimento em seu dia a dia

Num mundo cada vez mais digital, as profissões que tem algum tipo de exigência física são cada vez menores. E hoje em dia é muito normal passar 8, 10 horas em frente ao computador durante sua atividade profissional.

O que pouco refletimos é: se fazemos atividade física apenas durante 1 hora de nosso dia, passamos as outras 23 horas num comportamento sedentário. Por isso, treinar apenas uma hora por dia e não se movimentar nos outros momentos não transformará você numa pessoa plenamente ativa.

Caminhar mais, usar bicicleta como forma de transporte, e buscar opções de lazer que gerem movimento com certeza contribuirá para uma maior facilidade de se adaptar a uma rotina de treinos. 

 

Tenha orientação especializada

Sem dúvida, ter um planejamento adequado em relação a dias para treinar, evolução das atividades e números de dias mais adequados, passa por uma orientação especializada.

Nesse caso, a assessoria esportiva , ou um treinador especializado em corrida, dará o suporte que você precisa para colocar todas essas 10 ações em prática. 

 

Sem dúvida, com essas 10 estratégias para começar a correr hoje, com certeza você terá o cenário ideal para trocar as desculpas pelos resultados, e a frustação pela motivação.

Gostou? Confira essas e outras dicas sobre alimentação, treinamento e atividade física em nosso blog