5 dicas de preparo para correr os 10km

correr os 10km
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Se você segue uma rotina de treinamentos, correr os 5km pode já não ser mais suficiente. Para um corredor, a busca por desafios é constante, e talvez tenha chegado a hora de se desafiar ainda mais. Nessa hora,  é preciso partir para uma nova etapa: correr os 10km com qualidade e eficiência.

Para isso, é importante ter em mente que os resultados não aparecem da noite para o dia. Porém, quando descobrimos alguns segredos e táticas, o sucesso é alcançado com mais facilidade.

Pensando nisso, listaremos, neste artigo, 5 dicas para que você aprenda como correr essa distância, que é uma das mais tradicionais entre as corridas de rua. Abordaremos questões importantes desde preparação até o pós-prova.

Portanto, continue a leitura e veja como vencer esse grande desafio!!

1. Quer correr os 10km? Otimize o seu treino de corrida

Você se lembra quando iniciou seus treinamentos na corrida? Provavelmente, não foi uma tarefa fácil em virtude da falta de prática, condicionamento físico e dificuldade na respiração. Por isso, teve que correr bastante (literalmente) para chegar até aqui.

A partir de agora, aspectos como ter um tênis mais adequado, fazer um trabalho de postura na corrida e variar os tipos de treino são fundamentais. Além disso, esse ajuste permitirá um preparo mais adequado e específico, dando confiança para o desafio de correr os 10km.

Treinos de força e flexibilidade também são muito indicados. Eles deixarão a sua musculatura mais preparada para lidar com a maior distância, além de equilibrar o desgaste muscular.

2. Altere sua rotina

Para aguentar o ritmo da preparação, é fundamental manter uma rotina disciplinada de treinos. Se antes você treinava duas vezes por semana, agora, três vezes é o mais indicado. Costumava faltar nos treinos? Tente evitar ao máximo.

Observar qual horário é mais indicado e se adequar melhor a minha rotina pode ser uma excelente estratégia para evitar ausências

Busque também correr no mesmo horário da prova, pois, dessa forma, o seu corpo estará mais preparado para o grande dia. Além disso, usar uma planilha de treino , elaborada por um treinador de corrida, é fundamental. Com essa ferramenta, você encontrará mais motivação para alcançar o seu objetivo final.

3. Escolha o melhor tênis

Outra dica importante é em relação ao tênis de corrida. Não deixe para estrear um novo modelo no dia da competição, pois sentirá a diferença durante a prova e o seu desempenho ficará prejudicado.

Evitar esse tipo de problema é bem simples! Basta treinar com o modelo novo para que ele se acostume com o seu pé. Começar utilizando o mesmo apenas para caminhadas também pode ajudar de forma ainda melhor essa adaptação.

4. Cuide da alimentação

Para correr os 10km, é necessário ter um cuidado especial com a alimentação. Descubra quais são os melhores alimentos que um atleta não pode ignorar.

O que comer

Antes da corrida, consuma carboidratos e beba muita água. No dia da competição, precisamos de uma grande quantidade de energia e, como essa proteína fica armazenada no músculo e no fígado, ela ajuda durante esse processo.

Entre os carboidratos, podemos indicar várias sugestões:

  • arroz;

  • batata;

  • aipim.

O que evitar

No dia da prova, evite o consumo dos seguintes alimentos, pois eles aceleram o trânsito intestinal.

  • leite;

  • iogurte;

  • frutas laxativas (mamão, laranja, ameixa, tangerina;

  • cereais integrais.

Durante a corrida, procure parar nos postos de hidratação, principalmente em dias mais quentes. Beba água e jogue esse líquido na cabeça e nos pulsos. Mas tome cuidado com excessos, pois eles podem deixar você mais “pesado” e dificultar sua corrida. Algo em torno de 100 a 200ml de água a cada 20-30 minutos é o suficiente. 

Aqui, vale mais um alerta: como é uma prova muito rápida, não é necessário consumir bebida isotônica, gel ou jujuba de carboidrato.

Ao completar o desafio, consuma muita água, proteína e frutas para repor as energias.

5. Invista no seu sucesso

Nunca é demais lembrar da importância de uma assessoria esportiva para qualquer tipo de competição. Ela possui as melhores técnicas para que você alcance o lugar mais alto do pódio.

Correr os 10km é uma tarefa que exige dedicação, mas não é tão difícil quanto parece. No entanto, para alcançar os resultados desejados, é fundamental ter foco, disciplina e muita vontade. Se você quer aprender como unir esses ingredientes, entre em contato conosco. Temos profissionais qualificados que vão te ajudar da melhor forma!

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