5 dicas de preparo para correr os 10km

correr os 10km

Se você segue uma rotina de treinamentos, correr os 5km pode já não ser mais suficiente. Para um corredor, a busca por desafios é constante, e talvez tenha chegado a hora de se desafiar ainda mais. Nessa hora,  é preciso partir para uma nova etapa: correr os 10km com qualidade e eficiência.

Para isso, é importante ter em mente que os resultados não aparecem da noite para o dia. Porém, quando descobrimos alguns segredos e táticas, o sucesso é alcançado com mais facilidade.

Pensando nisso, listaremos, neste artigo, 5 dicas para que você aprenda como correr essa distância, que é uma das mais tradicionais entre as corridas de rua. Abordaremos questões importantes desde preparação até o pós-prova.

Portanto, continue a leitura e veja como vencer esse grande desafio!!

1. Quer correr os 10km? Otimize o seu treino de corrida

Você se lembra quando iniciou seus treinamentos na corrida? Provavelmente, não foi uma tarefa fácil em virtude da falta de prática, condicionamento físico e dificuldade na respiração. Por isso, teve que correr bastante (literalmente) para chegar até aqui.

A partir de agora, aspectos como ter um tênis mais adequado, fazer um trabalho de postura na corrida e variar os tipos de treino são fundamentais. Além disso, esse ajuste permitirá um preparo mais adequado e específico, dando confiança para o desafio de correr os 10km.

Treinos de força e flexibilidade também são muito indicados. Eles deixarão a sua musculatura mais preparada para lidar com a maior distância, além de equilibrar o desgaste muscular.

2. Altere sua rotina

Para aguentar o ritmo da preparação, é fundamental manter uma rotina disciplinada de treinos. Se antes você treinava duas vezes por semana, agora, três vezes é o mais indicado. Costumava faltar nos treinos? Tente evitar ao máximo.

Observar qual horário é mais indicado e se adequar melhor a minha rotina pode ser uma excelente estratégia para evitar ausências

Busque também correr no mesmo horário da prova, pois, dessa forma, o seu corpo estará mais preparado para o grande dia. Além disso, usar uma planilha de treino , elaborada por um treinador de corrida, é fundamental. Com essa ferramenta, você encontrará mais motivação para alcançar o seu objetivo final.

3. Escolha o melhor tênis

Outra dica importante é em relação ao tênis de corrida. Não deixe para estrear um novo modelo no dia da competição, pois sentirá a diferença durante a prova e o seu desempenho ficará prejudicado.

Evitar esse tipo de problema é bem simples! Basta treinar com o modelo novo para que ele se acostume com o seu pé. Começar utilizando o mesmo apenas para caminhadas também pode ajudar de forma ainda melhor essa adaptação.

4. Cuide da alimentação

Para correr os 10km, é necessário ter um cuidado especial com a alimentação. Descubra quais são os melhores alimentos que um atleta não pode ignorar.

O que comer

Antes da corrida, consuma carboidratos e beba muita água. No dia da competição, precisamos de uma grande quantidade de energia e, como essa proteína fica armazenada no músculo e no fígado, ela ajuda durante esse processo.

Entre os carboidratos, podemos indicar várias sugestões:

  • arroz;
  • batata;
  • aipim.

O que evitar

No dia da prova, evite o consumo dos seguintes alimentos, pois eles aceleram o trânsito intestinal.

  • leite;
  • iogurte;
  • frutas laxativas (mamão, laranja, ameixa, tangerina;
  • cereais integrais.

Durante a corrida, procure parar nos postos de hidratação, principalmente em dias mais quentes. Beba água e jogue esse líquido na cabeça e nos pulsos. Mas tome cuidado com excessos, pois eles podem deixar você mais “pesado” e dificultar sua corrida. Algo em torno de 100 a 200ml de água a cada 20-30 minutos é o suficiente.

Aqui, vale mais um alerta: como é uma prova muito rápida, não é necessário consumir bebida isotônica, gel ou jujuba de carboidrato.

Ao completar o desafio, consuma muita água, proteína e frutas para repor as energias.

5. Invista no seu sucesso

Nunca é demais lembrar da importância de uma assessoria esportiva para qualquer tipo de competição. Ela possui as melhores técnicas para que você alcance o lugar mais alto do pódio.

Correr os 10km é uma tarefa que exige dedicação, mas não é tão difícil quanto parece. No entanto, para alcançar os resultados desejados, é fundamental ter foco, disciplina e muita vontade. Se você quer aprender como unir esses ingredientes, entre em contato conosco. Temos profissionais qualificados que vão te ajudar da melhor forma!

Compartilhe com um parceiro de corrida!

Cadastre-se e receba dicas do mundo da corrida

Deixe seu comentário

Treinamento de corrida

Baixe grátis nossos materiais

Programa de Corrida
Treinamento de Corrida

Que tal fazer um mês 100% FREE na Pacefit?

Basta preencher o formulário e começar a correr pra valer e com orientação!