Todo atleta precisa ter uma rotina saudável para manter os treinos frequentes e alcançar seus objetivos, seja com a corrida ou qualquer outra modalidade. Maspara conseguir isso, é preciso ter foco e também um planejamento organizado e bem feito.

Para os que gostam de praticar corrida, a dica é sempre ficar atento aos diversos tipos de obstáculos que podem aparecer na sua rotina de corredor, que vão desde a alimentação inadequada até mesmo a preguiça: um desafio para muitos amadores e profissionais.

Confira abaixo, 5 dicas para você ter uma rotina saudável e conseguir praticar a corrida da melhor forma possível.

 

1. Alimentação saudável

A dica para começar essa lista tem a ver exatamente com a alimentação adequada. Isso porque, ao balancear seus pratos, você evita uma série de problemas como falta de energia durante o treino, ou problemas gastrointestinais que podem até levar a interrupção da sessão.

O ideal é não pular nenhuma refeição e procurar ingerir alimentos que possam balancear o pré e o pós treino, pois cada momento exige um tipo de alimentação totalmente diferente. E para aqueles que ainda não procuraram uma nutricionista para ajudar a organizar as refeições, separamos algumas dicas simples:

  • Um café da manhã composto por carboidratos complexos, que oferecerão energia para treinos de maior duração, além de frutas e sucos, que fornecem energia de forma rápida;
  • O uso de vitaminais e minerais também pode ajudar muito a otimizar os alimentos que estão em seu cardápio. Não deixe de considerar;
  • Pequenos lanches entre as grandes refeições (uma barrinha, uma fruta, iogurte, etc) podem ser uma ótima saída para evitar rompantes de fome;
  • Evite comer frituras ou alimentos muito açucarados. Na dúvida, prefira sempre as vitaminas, proteínas magras, carboidratos complexos (aveia, pães e biscoitos integrais) e muita água.

 

2. Sono de qualidade

Ao ter uma alimentação correta, além de rotina bem planejada e pouco estressante, a tendência é que isso automaticamente impacte em uma boa noite de sono. Sem dúvida, o que todo corredor quer é acordar descansado e cheio de energia para o treino seguinte, ou a rotina que vem pelo dia.

É preciso que você acostume seu corpo a esse tipo de atividade diária. Ele precisa entender que deve dormir às 22 horas, por exemplo, para acordar às 6 horas da manhã.

Para conseguir esse feito, você tem que treinar o seu corpo. Insista diariamente em dormir cedo e desperte após 8 ou 9 horas de sono, no máximo. Além disso, procure desligar televisões e celulares. Isso ajuda muito a ir relaxando o corpo gradualmente.

Isso vai garantir qualidade de vida, mais disposição e melhores resultados nas corridas e treinamentos.

 

3. Fortalecimento muscular para uma rotina saudável

O fortalecimento muscular é importante para a prática da corrida e de qualquer outro esporte. Por isso, não pense que o treino consiste apenas quando se precisa correr distâncias maiores, porque isso não é verdade.

Você precisa ter força física e resistência, caso seu objetivo seja correr com eficiência, por mais tempo, e evitar lesões. Portanto, divida a sua rotina de treinos entre as corridas, fortalecimento muscular e outras atividades físicas também.

Quanto mais diverso for o seu treinamento, mais preparado o seu corpo vai estar para encarar os desafios.

 

4. Alongamento e aquecimento frequente

Antes de qualquer exercício que for fazer, é recomendável que você alongue e aqueça seu corpo antes de realizar uma atividade. Além de “acordar” seu corpo, isso pode evitar uma série de problemas que podem ocorrer se o seu organismo não estiver preparado para iniciar os treinos num ritmo mais forte, por exemplo.

O alongamento e o aquecimento te ajudam a extrair o máximo possível de sua performance na corrida, além de limitar dores e outras irritações por conta do exercício forte e intenso.

 

5. Planejamento é essencial

Nenhuma das outras quatro dicas vão funcionar se você não tiver um planejamento diário para a sua rotina de exercícios. Aplicativos de corrida, uma planilha de Excel, software específicos para treinos aeróbios. Todas são excelentes opções. 

Não importa a ferramenta, o que interessa é a necessidade de se ter um planejamento diário em mãos. Deixe tudo preparado para quando começar a semana. Assim você vai saber exatamente os seus horários, a alimentação, o tipo de treino. Em resumo: tudo que é necessário para uma rotina saudável.

Gostou do conteúdo e quer mostrar para os seus companheiros de corrida? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

Conheça mais da Pacefit Assessoria Esportiva Clicando AQUI