Com a vida fitness em alta, canais esportivos mais acessíveis e olimpíadas sediadas no Brasil, o brasileiro vem tendo cada vez mais contato com diversas modalidades de esporte. O futebol tem deixado de ser a única paixão nacional para dar espaço a outros amores.

A corrida, por exemplo, vem alcançando muitos adeptos por aqui e a cada dia nos deparamos com mais corredores em praças e parques. Mas, quem pensa que para praticar a modalidade é necessário apenas um calçado apropriado, precisa de mais informações, entre as quais ressaltamos a importância de uma nutrição adequada.

Existem vários suplementos para corredores no mercado para diversas finalidades, desde os que otimizam o preparo pré e pós-treino até aos que auxiliam no desempenho durante o percurso, melhorando a performance do atleta como um todo.

Abaixo, vamos listar 5 tipos desses suplementos para corredores que, normalmente, são indicados pelos profissionais em nutrição esportiva. Acompanhe!

 

Suplementos para corredores: Veja qual o melhor para você!!

 

1. Maltodextrina

Carboidrato complexo derivado do amido de milho que contém polímeros de dextrose. Esse suplemento fornece energia de forma gradativa e lenta ao organismo, evitando o cansaço muscular. É recomendado ingeri-lo de 15 a 20 minutos antes do treino. A quantidade depende da massa corporal do indivíduo.

 

2. D-ribose

Também um carboidrato complexo que fornece energia de forma gradual e lenta. A Ribose é um açúcar orgânico que sintetizamos naturalmente a partir da glicose. Porém, a quantidade que produzimos não é suficiente durante a prática de atividade física. Assim, sua forma sintética também pode ser utilizada antes do treino. A quantidade ingerida depende de características fisiológicas do corredor.

 

3. Isotônicos

Bebidas ricas em sais minerais que têm a função de repor os sais (eletrólitos) perdidos durante a transpiração. Além disso, hidratam o corpo e evitam cãibras, melhorando o desempenho nos treinos. Devem ser consumidos durante a prática esportiva, em atividades que ultrapassam mais de 60 minutos.

 

4. Whey protein

Composto por proteínas originadas do soro do leite. Favorece a manutenção e o ganho de massa muscular. Pode ainda fortalecer o sistema imunológico e também possui ação antioxidante. Deve ser consumido até 30 minutos após o treino.

 

5. BCAA

São aminoácidos de cadeia ramificada (L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina), chamados também de aminoácidos essenciais, pois não são produzidos pelo organismo. Eles são responsáveis pela regeneração das fibras musculares que são rompidas durante a atividade física, minimizando a perda de massa magra ao longo da corrida. Normalmente são consumidos antes e depois do treino.

Mesmo em posse de todas essas informações, não podemos esquecer que a orientação de um profissional da nutrição é indispensável para iniciar o consumo de suplementação. Só assim você evitará problemas de saúde e efeitos colaterais indesejados.

Mas não se esqueça: Cuidar da alimentação é um dos passos mais importantes, porém não o único, para se tornar um corredor melhor. Aspectos como um descanso adequado, um trabalho de fortalecimento muscular e orientação especializado são fundamentais para uma evolução a médio e longo prazo.

Agora que você sabe mais sobre suplementos para corredores, pensa em consultar um nutricionista? Se quiser ficar mais bem informado sobre suplementos alimentares e outros temas, siga a PaceFit nas redes sociais: acesse nosso Facebook, Twitter e LinkedIn. Mantenha-se sempre por dentro de tudo que acontece no meio esportivo!