8 curiosidades sobre corridas de rua e de pista

curiosidades sobre corridas
6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

As curiosidades sobre corridas de rua e todas as histórias que são contadas é realmente algo fascinante. Eles servem não apenas de inspiração, mas também para mostrar o quanto determinadas decisões fazem a diferença.

Tanto o mundo das ruas quanto das pistas são cheios de grandes histórias. Algumas são tão emocionantes que nos inspiram, assim como ajudam a manter o foco dos treinos em momentos menos favoráveis. Outras são mais curiosas e nos fazem pensar “sério mesmo?”.

Para apresentar um pouco mais dessas histórias “perdidas”, nós preparamos este post bem legal, com algumas das maiores curiosidades sobre corridas. Vamos conhecer juntos?

1. Curiosidades sobre corridas: a 1ª da humanidade

Segundo registros, a primeira competição esportiva da história da humanidade aconteceu na cidade de Olímpia, na Grécia, durante os primeiros Jogos Olímpicos. Realizada no ano de 776 a.C., tiveram diversas competições que eram específicas da época, com destaque para o Pentatlo.

Porém, houve nos jogos uma prova de atletismo de 200m, chamada pelos gregos de stadium. Além dela, também foi realizada uma corrida de obstáculos.

Era a corrida dando seus primeiros passos em caráter competitivo há milênios atrás.

2. Maior velocidade já atingida pelo homem

A maior velocidade que um ser humano conseguiu atingir correndo foi de 43,9km/h. Na realidade, apenas dois homens conseguiram a façanha. O primeiro a atingir o recorde foi o norte-americano Maurice Greene durante uma competição disputada em Roma no ano de 1999. O segundo? O maior corredor da história. Usain Bolt, em 2008, quase dez anos depois.

Uma outra curiosidade: Bolt precisou dar o total de 21 passos para alcançar essa velocidade inimaginável para nós, meros mortais.

E você, já mediu o quanto consegue atinigir de velocidade máxima em seus treinos intervalados?

3. Tribo dos maratonistas

Sim, é isso mesmo. Essa é umas das curiosidades sobre corridas que nem imaginamos. E tribo não é necessariamente aquela galera que ama se reunir para treinar. No Quênia, existe uma tribo chamada Kalenjin, e nela nasceram doze dos 20 melhores corredores de maratonas do mundo. Esses corredores já dominam o mundo das corridas de rua há pelo menos 20 anos.

Já ouviu aquele ditado que diz que a união faz a força? Pois é. A tribo Kalenjin costuma treinar em grupo, sempre fazendo grandes distâncias, muitas vezes equivalente a uma maratona por dia.

Uma das cidades onde essas tribos mais se reunem é Bekoji. Ela foi inclusive foco de um documentário chamado Town of Runners. Uma cidade pobre, com pouco mais de 15 mil habitantes, mas que produziu uma série de medalhistas nos últimos anos.

Todos os dias, em geral às 6 horas da manhã, diversos corredores se encontram nas colinas que circundam a cidade para treinar em grupo. Para quem já teve a oportunidade de assistir, ou mesmo de visitar, sabe o quão inspirador é.

4. Curiosidades sobre corridas: o Senhor maratona

Stefaan Engeels, um corredor belga, é o responsável por estabelecer o recorde de mais maratonas corridas em dias consecutivos. 365 provas foram completadas na sequência, em 2011, no auge dos seus 49 anos. Uma maratona para cada dia do ano. Haja disposição!

Da mesma forma, outra curiosidade bem interessante sobre Stefaan é o fato dele (infelizmente) não se preocupar muito com sua alimentação para correr. Ele é um grande fã de batata frita, chocolate e cerveja, e não abriu mão nem nos períodos mais difíceis desse recorde.

5. Uma curiosidade sobre pressão sanguínea

Quando corremos, nosso coração consegue bombear sangue a uma pressão tão alta que é capaz de esguichar sangue a uma altura de 10 metros. Portanto, em nossas veias e artérias, durante uma corrida, o sangue corre a todo vapor.

Essa mudança ocorrida em nosso corpo que produz esse alto volume é em função do aumento da cavidade ventricular. É como se o seu coração fosse uma bexiga, se expandindo com mais facilidade, da mesma forma que aumenta o armazenamento de maiores volumes de sangue para serem bombeados para o corpo.

Outra mudança com o treinamento de corrida é o aumento do número de capilares, que atuam como os “entregadores” de sangue e oxigênio para o músculo. Dessa forma, seu sistema cardiovascular ganha potência e força.

6. Perda de peso

Com certeza sabemos o quanto treinar corrida ajuda na perda de peso. Mas para isso, um certo esforço é necessário. Quer queimar as calorias que adquiriu ao comer aquele fast food? Para um homem médio, são necessários 55 minutos de caminhada a uma velocidade de 8km/h.

É claro que existem diversas formas de queimar mais calorias durante o dia, principalmente em ações cotidianas, como subir escadas regularmente, caminhar com mais frequências e usar opções como bicicletas como meio de transporte.

Uma curiosidade: o sobrepeso no Brasil, desde a década de 70 para cá, aumentou por volta de 35%. Um período onde a quantidade de academias e opções para fazer atividade física disparou. Por outro lado, antigamente não existia a cultura de espaços fechados para atividade física, como academias, salas de spinning, dentre outras modalidades.

Então, como o número era bem menor mesmo sem essas opções. A resposta é simples: movimento. As atividades de lazer e o cotidiano tinha muito mais movimento do que hoje. Interessante, não?

7. Curiosidades sobre corridas: Idade para correr

As corridas são atividades realmente democráticas. Qualquer pessoa pode começar a praticar. E isso inclui pessoas que já estão em uma faixa etária mais avançada. Um grande exemplo é o indiano Fauja Singh. Ele resolveu começar a correr aos 89 anos. E pegou gosto pela coisa. Tanto gosto que seguiu correndo e se tornou o homem mais velho do mundo a completar uma maratona.

Nascido em 1911, completou a prova em 2011, um século depois!

8. Estratégia para correr mais rápido

Em competições, é comum vermos atletas correndo atrás de outros competidores que estão na frente. E isso tem um bom motivo. Quando um atleta se mantém cerca de um metro atrás de outro, em uma velocidade de 6m/s, ele consegue reduzir o seu gasto energético em 7%. Nesse ritmo, o corredor consegue poupar um segundo a cada 400m de trajeto.

Foi dessa forma que o grande Eliud Kipchoge, considerado por muitos o maior maratonista da história, conseguiu quebrar em 2019 a barreira das duas horas numa maratona. Ele conseguiu a façanha de correr a distância com o tempo de 1h59min40seg. Além disso, Kipchoge também detém um recorde considerado imbatível: 11 de 12 vitórias em suas últimas participações. Ou seja, um corredor COMPLETO e ÚNICO.

Se você quer ficar por dentro das nossas novidades e conferir mais histórias legais e curiosidades sobre corridas, curta a nossa página no Facebook e acompanhe a gente por lá!

Você também pode gostar

Deixe um comentário