Correr é uma das atividades físicas mais simples e agradáveis que existem. Todavia, diferentemente do que muita gente pensa, não basta calçar um tênis e começar a se deslocar por um determinado percurso. Para quem quer ter um bom desempenho, existem outros equipamentos para corrida que são indispensáveis.

Embora alguns detalhes relacionados aos acessórios utilizados durante essa atividade sejam quase imperceptíveis, eles podem ser determinantes para a obtenção de uma melhor performance.

Desse modo, falaremos abaixo sobre 9 equipamentos essenciais para corrida de rua. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas!

 

1. Tênis de corrida

Ter um bom tênis de corrida é o primeiro ponto que qualquer corredor deve pensar se quiser ter um bom rendimento. Como os pés recebem boa parte dos impactos gerados durante essa atividade, é essencial que o atleta utilize um tênis com um bom sistema de amortecimento.

Além disso, esse equipamento deve ser adequado ao tipo de pisada do usuário. Desse modo, é indicado buscar opções de marcas reconhecidas por desenvolverem tênis confortáveis e que ajudam o corredor a ter um desempenho melhor. Escolher corretamente esse acessório também é fundamental para evitar lesões na corrida.

 

2. Boné ou viseira

Usar uma proteção contra os raios solares ou, no caso de estar chovendo, para evitar que a água bata no rosto durante a corrida, é muito importante. Por isso, todo corredor deve utilizar um boné para desempenhar essa função.

Se o atleta não gostar dessa opção porque fica incomodado de alguma forma, optar por uma viseira pode ser a solução. O importante é que o acessório fique confortável e bem ajustado à cabeça do usuário, evitando também que o suor escorra pelo seu rosto.

 

3. Squeeze

Especialmente para quem corre por longas distâncias, fazer uma boa hidratação durante a atividade é essencial. Dessa forma, ter sempre uma squeeze com água ou isotônico é indispensável. No caso de quem carrega água, diante de temperaturas muito altas, molhar um pouco a cabeça para se refrescar também é uma boa opção.

Outra grande vantagem de carregar esse equipamento é para corridas mais longas, onde não terá disponível opções de hidratação.

 

4. Camisa adequada para corrida

Muitas pessoas acham que a camisa é um acessório irrelevante para o corredor. Porém, isso é um engano. É fundamental escolher peças que ajudem na evaporação do suor e que não gerem nenhum tipo de incômodo. Nesse sentido, as camisetas regatas ou de mangas curtas feitas de materiais leves são as mais indicadas.

 

5. Frequencímetro

Tendo como função medir e controlar os batimentos cardíacos do atleta durante a corrida, a importância do frequencímetro, também chamado de monitor cardíaco, é muito grande.

Ele permite que o corredor perceba quando está excedendo o seu limite e comece a diminuir o ritmo ou aumente a intensidade quando ainda tem fôlego para gastar. Ou seja, quem utiliza esse acessório tem total controle sobre o seu treino de corrida, o que lhe dá muito mais segurança.

Atualmente, diversos modelos de relógio já vêm com o medidor cardíaco embutido, dispensando o uso da fita.

 

6. Meias de compressão para corredores

Desenvolvidas especialmente para a prática da corrida, essas meias são produzidas com materiais sintéticos, como o elastano e a poliamida. Sua função é auxiliar no retorno do sangue para o coração, aumentando a potência e rigidez muscular na panturrilha. Muitos corredores, principalmente os de longa distância, têm cada vez mais utilizado esse acessório para melhorar o desempenho.

 

7. Braçadeiras para corrida noturna

Esse é um dos equipamentos para corrida mais importantes para quem pratica essa atividade no período noturno. Algumas camisas e bonés têm componentes que refletem durante a noite. Porém, utilizar um acessório específico para essa finalidade é muito mais seguro. Por isso, as braçadeiras de segurança para corrida noturna são essenciais.

Elas são muito mais eficientes, pois emitem um reflexo maior, o que faz com que os motoristas identifiquem o corredor mais facilmente. Isso diminui consideravelmente o risco de acidentes e permite que o atleta mantenha o foco no treino de corrida.

Utilizando todos os equipamentos para corrida apresentados no texto, o corredor sempre estará menos propenso a sofrer lesões e acidentes. 

 

8. Aplicativos para corrida

Um dos equipamentos essenciais para corrida de rua com maior crescimento nos últimos anos. Os aplicativos de corrida tem ganhado cada vez mais adeptos. Com os apps o corredor pode desafiar amigos, postar fotos em redes sociais e ter mais interatividade nos treinos. O uso dos aplicativos para acompanhar a distância e o pace também são muito utilizados.

 

9. Relógio com GPS

E por fim, um dos equipamentos essenciais para corrida de rua que os corredores atualmente consideram mais importante e não vivem sem: O Relógio com GPS. Com ele, o corredor consegue medir pace ( tempo em minutos e segundos para percorrer um kilômetro) em tempo real, altimetria, distância percorrida.

Hoje é considerado o norte de todo corredor para conduzir os seus treinos e acompanhar a sua evolução em termos de desempenho. 

 

E então, você gostou do texto? Quais equipamentos essenciais para corrida de rua que deixamos de mencionar? Deixe seu comentário e conheça mais sobre o trabalho da Pacefit clicando aqui.