Atividade física em empresas: por que a sua deveria ter?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Cuidar da saúde há muito tempo já não é mais uma questão de preferência para quem tem algum tipo de doença. Atualmente, 75% da população brasileira não faz exercícios físicos regularmente, e mais da metade da população está acima do peso. Somada a essa condição, o número de horas por dia que passamos trabalhando é cada vez maior. Com esse cenário tão preocupante, programas de atividade física em empresas se mostram cada vez mais necessários.

 

Nessa matéria, explicaremos o porque toda empresa deveria ter algum programa, regular ou sazonal, voltado à saúde dos seus colaboradores. Confira! 

Atividade física em empresas promove a saúde do colaborador

Quando estamos cansados, estressados ou com algum tipo de dor, dificilmente conseguimos fazer algo com a atenção devida, não é mesmo? Isso vai desde tarefas cotidianas em sua casa até as funções que desempenhamos em nosso trabalho. 

 

Portanto, um colaborador sedentário tem maiores chances de trabalhar num nível de concentração abaixo do seu potencial se comparado a um colega de trabalho fisicamente ativo. Com certeza ter algum tipo de programa de saúde em sua empresa impactaria numa rotina menos penosa e, consequentemente, mais produtividade. 

Aumenta a Autoestima e satisfação no trabalho

É inegável que o fator financeiro é um dos componentes de satisfação de qualquer colaborador para valorizar uma empresa . Porém, é cada vez maior o número de pessoas que não apenas buscam ganhar mais dinheiro, mas também relacionamentos saudáveis e valorização no ambiente de trabalho.  

Pessoas que fazem atividade física geralmente estão em forma e dentro do peso ideal. Isso afeta diretamente e de forma positiva a autoestima, pois elas são mais confiantes no trabalho e na vida pessoal. 

 

Agora, imagine ter a consciência que um dos meios para todos esses benefícios veio através do seu local de trabalho? Por isso, programas de atividade física em empresa são tão necessários, pois promoverão satisfação e reconhecimento.

 

Menos faltas e afastamentos médicos

Esse com certeza é o impacto mais visível numa empresa quando falamos de colaboradores sedentários.  

Eles se cansam mais rapidamente, tem maiores problemas de postura, que consequentemente produzem mais dores, e possivelmente apresentarão maiores índices de hipertensão, obesidade e diabetes. Dessa forma, eles precisam se ausentar mais do trabalho para cuidar de sua saúde.

 

Avaliando esse cenário, é difícil imaginar que esse perfil não terá mais afastamentos médicos comparados a uma pessoa que corre regularmente, por exemplo. 

 

Redução de custos médicos

Pessoas que realizam atividade física com maior regularidade reduzem o gasto com consultas médicas e medicamentos. Isso ocorre porque visitas frequentes em hospitais e consultórios são decorrentes em diversos casos de doenças da vida moderna, combatidas naturalmente com exercícios.

 

Alguns exemplos? Níveis de colesterol alto. Uma das maiores causas é o baixo índice de HDL, chamado por alguns de colesterol bom. Muitas pessoas são obrigadas a administrar medicação específica para controlar e evitar o entupimento das artérias.

Com atividade física, você consegue aumentar o nível de colesterol bom e, em muitos casos, suspender a medicação.

 

O mesmo ocorre com a diabetes. Com a alimentação cada vez mais industrializada, a possibilidade de oscilações de glicemia acaba aumentando muito. Em longo prazo, isso leva a um possível quadro de diabetes. Realizar atividades físicas, principalmente aeróbicas, como a caminhada e a corrida, equilibra esse índice e evitam uma grave doença crônica como essa.

 

Um programa de atividade física em empresas irá reduzir a quantidade de consultas médicas acima do necessário, além da compra de medicamentos.

 

Acha que sua empresa não tem espaço físico para isso? Atualmente, diversas assessorias esportivas oferecem esse tipo de serviço. Esses serviços acontecem não apenas no ambiente de trabalho, mas em parques e praças espalhadas pela cidade. 

 

Viu porque programas de atividade física em empresas atualmente são tão importantes? Você já tem algum tipo de projeto em sua empresa? Comente aqui com a gente!

Você também pode gostar

Deixe um comentário